
Projeto social atende 120 crianças no Parque Jabuticabeiras com aulas de futsal e futebol
Além dos treinamentos, os participantes recebem uniformes para as aulas

Com foco em promover cidadania e inclusão social por meio do esporte, a Associação Esportiva Roma iniciou, nesta semana, um projeto social no Parque Jabuticabeiras, em Umuarama. Sob o comando do advogado e ex-jogador do Umuarama Futsal, Paulo César Cardozo, conhecido como Beiço, o projeto oferece aulas gratuitas de futsal e futebol de campo no período da tarde, atendendo 120 crianças entre 7 e 15 anos.
Os treinos de futsal acontecem no Ginásio de Esportes do bairro, enquanto as atividades de futebol de campo são realizadas em um campo que deve receber melhorias no próximo ano.
“A ideia de criar o projeto é antiga e surgiu depois do falecimento do meu irmão, Paulo Robison Cardozo, mais conhecido como Roma, em 2006”, diz Cardozo. “Meu irmão também era jogador de futsal. Ele faleceu em um acidente na rodovia quando estava voltando para casa”.

O projeto, que abrange as categorias sub-9, sub-11 e sub-13, para meninos e meninas, é financiado, em sua maioria, pelo próprio Cardozo, com apoio de amigos advogados. “Praticamente metade do valor sai do meu bolso; o restante é coberto por amigos que me ajudam”, conta.
As crianças que foram inscritas e que estão participando do projeto terão acompanhamento de suas atividades escolares. Para permanecer participando, precisarão manter frequência escolar e boas notas. “Já conversei com os professores e eu mesmo farei o acompanhamento”, afirma.

Além dos treinamentos, os participantes recebem uniformes para as aulas. Segundo Cardozo, a motivação para o projeto vem da sua própria experiência em iniciativas semelhantes. “Eu fui salvo por um projeto social, o Projeto Amizade, ainda no primeiro mandato do prefeito eleito Fernando Scanavaca. Quero fazer isso pelas crianças, formando cidadãos de bem”, conclui.

