Graça Milanez Publisher do OBemdito

Escola de samba de Umuarama se prepara para a celebração do Dia da Consciência Negra

Evento Umuafro, da Fundação Cultural de Umuarama, terá várias atrações, entre elas exibições coordenadas pela turma da Unidos

Comitê da Unidos que coordena as ações do dia 19, sob liderança da fundadora da Unidos, Marilza Quintino - Foto: Graça Milanez
Escola de samba de Umuarama se prepara para a celebração do Dia da Consciência Negra
Graça Milanez - OBemdito
Publicado em 12 de novembro de 2024 às 15h06 - Modificado em 19 de maio de 2025 às 21h48

Integrantes da Escola de Samba Unidos da Vila Tiradentes estão se preparando para participar do Umuafro – Ancestralidade e Diversidade, segunda edição, programado para o dia 19, véspera do feriado nacional do Dia da Consciência Negra, 20 de novembro.

O Umuafro, evento da Prefeitura realizado pela equipe da Fundação Cultural, celebra a data com uma série de apresentações educativas e culturais, voltadas a promover reflexão sobre a contribuição da população negra e indígena na formação da identidade brasileira.  

A Escola de Samba Unidos da Vila Tiradentes foi convidada para participar. Ela vai levar personagens – passistas caracterizados – para exibição de samba. Estão convocados ‘baianas’, mestre sala e porta-bandeira, entre outros dispostos a mostrar um pouco da arte carnavalesca produzida em Umuarama.

Sob a coordenação da Unidos também estará um grupo apresentando a dança do coco, uma manifestação folclórica que mistura influências dos batuques africanos e dos bailados indígenas. Trata-se de uma dança de roda acompanhada de cantoria e executada em pares ou círculos. Os ensaios para o dia 19 estão sendo intensificados.   

Para o Umuafro, a Unidos também terá a parceria da Associação de Capoeira Afoxé, que levará os integrantes para apresentações. Os preparativos estão por conta do mestre Luiz, o Calango.

A presidente e fundadora da Unidos, Marilza Quintino, diz que formou um ‘comitê’ para organizar as ações de preparação das equipes. Ela também se esmera na produção dos figurinos. “Eu costuro, eu bordo, eu faço de tudo um pouco… Sempre foi assim: a gente se envolve de corpo e alma em todas as tarefas”, afirma.

Ela agradece o apoio da equipe da Fundação Cultural e de patrocinadores, como a D’Jakller, loja/indústria umuaramense de moda íntima feminina, que doou peças para a composição de traje das passistas.

Bom destacar que nessa data o evento terá show do rapper Projota; o show é gratuito, mas é preciso retirar o ingresso no Centro Cultural Vera Schubert. O Umuafro vai acontecer no Centro de Eventos Alexandre Ceranto.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas