Redação Publisher do OBemdito

7ª Subdivisão Policial comemora anúncio da nova unidade do Gaeco em Umuarama

De acordo com o delegado-chefe da 7ª SDP, Gabriel Menezes, a região tem muito a se beneficiar com a nova unidade

Foto: Danilo Martins/OBemdito
7ª Subdivisão Policial comemora anúncio da nova unidade do Gaeco em Umuarama
Redação - OBemdito
Publicado em 12 de novembro de 2024 às 16h27 - Modificado em 19 de maio de 2025 às 21h47

A 7ª Subdivisão Policial (SDP) de Umuarama divulgou uma nota, na tarde desta terça-feira (12), afirmando que recebeu com extrema alegria a notícia de criação de uma unidade do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) na cidade de Umuarama. O anúncio foi feito pelo governador Ratinho Junior na abertura do Encontro Estadual do Gaeco, realizado em Curitiba.

De acordo com o delegado Gabriel Menezes, responsável pela 7ª SDP, a mudança será extremamente positiva em toda a área atendida pela unidade. “Será um grande avanço para a segurança pública de Umuarama e um duro golpe na criminalidade organizada que atua na área de fronteira”, afirmou.

Menezes também destacou que, com o Gaeco, será possível uma integração melhor entre as forças de segurança da região e o Ministério Público, o que resulta em uma melhor eficiência no combate ao crime. Disse também que tal eficiência se dá sem perda de informações dos órgãos envolvidos.

A escolha da instalação da unidade em Umuarama, segundo o delegado, é condizente com outros esforços do Governo do Paraná em melhorar a segurança pública no Noroeste. Alguns exemplos são a renovação da frota de viaturas da 7ª SDP em 2019 e o reforço do efetivo, com nomeação de delegados, agentes de polícia judiciária e papiloscopistas em 2023.

“A 7ª SDP e todo seu efetivo estarão inteiramente à disposição da nova unidade do GAECO para somar esforços e melhorar cada vez mais a segurança pública de toda região noroeste”, concluiu Menezes.

Novo núcleo

O novo núcleo, que será o 10º no Paraná, deve passar a operar em 2025, atuando também no combate ao tráfico de drogas na região, diminuindo ainda mais as frentes de atuação do crime organizado.

“O Gaeco é o melhor modelo de integração que nós temos na segurança. São mais de 70 policiais militares e 30 policiais civis à disposição desta estrutura. Por conta deste sucesso, vamos ampliar este apoio, com mais um núcleo aqui no Estado”, afirmou o secretário de Segurança Pública, Hudson Teixeira.

Para o procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Paraná, Francisco Zanicotti, medidas como esta reforçam que o combate à criminalidade é uma das prioridades das instituições públicas do Estado. “São investimentos financeiros, em equipamentos e em pessoas, que tem dado resultados e se destacado a nível nacional. E a expectativa é seguir avançando com investimentos conjuntos, como a abertura destes novos núcleos do Gaeco pelo Estado”, afirmou.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas