Rodrigo Mello Publisher do OBemdito

Campus da UEM inaugura meliponário no Bosque Uirapuru, em Umuarama

A iniciativa é o segundo meliponário instalado na cidade. Outros dois deverão ser abertos em colégios de Umuarama nos próximos meses

Campus da UEM inaugura meliponário no Bosque Uirapuru, em Umuarama
Rodrigo Mello - OBemdito
Publicado em 12 de novembro de 2024 às 16h38 - Modificado em 19 de maio de 2025 às 21h47

O campus de Umuarama da Universidade Estadual de Maringá (UEM) inaugurou nesta terça-feira (12) um meliponário no Bosque Uirapuru. Em parceria com a prefeitura, o projeto tem caráter didático e oferece visitas autoguiadas para conscientizar sobre a importância das abelhas sem ferrão na preservação ambiental.

Vinculada ao Laboratório de Estudos e Botânica Aplicada da UEM, a iniciativa é o segundo meliponário instalado na cidade. Outros dois deverão ser abertos em colégios de Umuarama nos próximos meses.

Segundo o professor Valdir Zucareli, do Departamento de Agronomia, e coordenador do projeto, a implantação do espaço foi realizado sem custos. “A fabricação das casinhas foi feita pelos alunos, assim como a limpeza e pintura”, afirmou.

No meliponário, o visitante encontra placas que identificam as cinco espécies de abelhas sem ferrão presentes no local. A cada período, algumas espécies serão trocadas para que o espaço se mantenha dinâmico e atraia diferentes públicos.

“O objetivo é conservacionista, promovendo a preservação das espécies por meio da educação ambiental, dentro da ideia de ‘conhecer para preservar’, especialmente para espécies em extinção na nossa região”, explica Zucareli.

“Também temos a proposta de geração de renda, pois o mel dessas abelhas é bastante valorizado, podendo ser vendido a mais de R$ 100 o quilo e cultivado em qualquer quintal, já que essas abelhas não têm ferrão”, completou.

O projeto, que une ensino, extensão e pesquisa, inclui a formação de meliponicultores na região. Para 2025, está previsto o primeiro encontro de meliponicultores de Umuarama, em parceria com o IDR-Paraná e o campus de Marechal Cândido Rondon da Universidade do Oeste do Paraná. “Além disso, estamos conversando com assentamentos da região de Mariluz para capacitar produtores locais”, destacou o professor.

As colmeias utilizadas no meliponário foram cedidas pelo próprio coordenador, que já pratica a meliponicultura como hobby. “Não tivemos verba para adquirir colmeias, então doei as minhas, já que tenho prática nessa atividade há algum tempo.”

Os interessados em visitar os meliponários podem comparecer ao campus Fazenda da UEM, no bairro são Cristóvão ou ao Bosque Uirapuru, na Av. Apucarana, Zona V. Mais informações podem ser obtidas através do telefone (44) 3621-9402.

Whatsapp Image 2024 11 12 At 15.22.28
Whatsapp Image 2024 11 12 At 15.22.19
Whatsapp Image 2024 11 12 At 15.22.21

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas