Graça Milanez Publisher do OBemdito

Cresce o comércio de bairro em Umuarama e lojas de roupas ganham espaço fora do centro

A cidade está cheia de bons exemplos, o que representa a confiança no crescimento e na prosperidade do município

Queile em sua Queille Store: investimento acompanha a tendência nacional de descentralização do comércio urbano - Fotos: Graça Milanez
Cresce o comércio de bairro em Umuarama e lojas de roupas ganham espaço fora do centro
Graça Milanez - OBemdito
Publicado em 15 de novembro de 2024 às 12h10 - Modificado em 19 de maio de 2025 às 21h36

De uns anos para cá, Umuarama está vivendo uma expansão no comércio de bairro. Basta dar uma circulada pelas comunidades periféricas da cidade que vários exemplos aparecem, notáveis e, muitos, surpreendentes. Ao lado das tradicionais mercearias, padarias, açougues e bares, os bairros agora passam a contar com lojas de roupas… e não poucas, aliás.

Essas lojas se instalam e acabam conquistando uma clientela fiel, porque facilitam a vida dos moradores, poupando o deslocamento até o centro para compras de vestuário. Quem não se encanta com uma vitrine mostrando trajes bacanas, da moda? A maioria, com certeza, é atraída por esta estratégia, a mesma adotada pelos comerciantes do centro da cidade.

Um exemplo desse movimento é a Queille Store, inaugurada há um ano. Idealizada por Queile Santos Caldas, 40 anos, a loja exibe uma arquitetura moderna e diferenciada, criando um ambiente que valoriza a experiência do cliente. Localizada no Jardim Petrópolis, a apenas 300 metros de um dos bairros mais carentes da cidade [o Parque Laranjeiras], Queile assumiu o desafio e decidiu investir em um negócio onde poucos apostariam.

“Eu acredito na valorização do comércio local; a loja foi pensada para atender o bairro, oferecendo qualidade e proximidade”, afirma Queile. A ideia tem sido bem recebida pela comunidade, mas ela vai além: tem um grupo de whatsapp, com mais de cem clientes, e um perfil no Instagram, sempre atualizado, para divulgar as novidades que chegam e as promoções que realiza.

“São clientes de vários locais, não só da vizinhança; muitas são ‘irmãs’ da igreja que eu frequento”, conta Queile, que construiu a loja do jeito que sonhou: anexa à sua residência. “Assim, posso cuidar da minha casa e tocar meu negócio e o melhor, não pago aluguel”, pontua. “Isso aqui é um sonho”, repete várias vezes.

Queile 2
Queile em sua loja: empreendimento a 300 metros de um dos bairros mais humildes de Umuarama investe em moda acessível

O espaço tem pouco mais de dez metros quadrados. “É pequena, mas aconchegante”, garante Queile. E é mesmo: o interior foi bem elaborado, com as araras, balcão, cantinho do café, tudo em harmonia, assim como a fachada, que se destaca na paisagem. “Comecei vendendo em casa; depois de um tempo vi que já tinha formado uma boa clientela e resolvi, então, construir minha loja. E não só isso: também saí do emprego para eu mesma tomar conta dela”, salienta.

Logo que abriu a loja, colocou uma sobrinha para atender durante o dia, pois trabalhava numa casa de produtos agropecuários. “Quando vi que era hora de deixar o emprego para tocar e ampliar meu negócio, não tive dúvida: pedi demissão! E não me arrependo, porque as vendas dobraram de uns meses para cá”.

Na Queille Store ela vende, além de roupas, bolsas, cintos e bijuterias. Os preços variam de R$ 40 a R$ 230.

Queile 3
Cantinho do café: aconchego e bom atendimento fazem parte do dia a dia na Queille Store

Sonho ‘permitido’

Queile não é de Umuarama. Ela está morando aqui há cinco anos. Veio de Rondônia [é casada com um funcionário do Correios]. “Oramos muito para que o meu marido conseguisse uma transferência… Tínhamos muita vontade de morar numa cidade grande, com mais recursos… Morávamos numa cidade de interior, pequena… Lá eu trabalhava em loja de roupas, o que me deu mais de dez anos de experiência nesse ramo… Deus abriu as portas para nós aqui em Umuarama!”, relata.

Com a confiança no crescimento e na evolução do comércio de bairro, diz que quer expandir seu negócio: “Daqui pra frente, com fé em Deus, é expandir… Mas vamos devagar… Tem que ser com cautela, porque, do contrário, lá na frente, a gente pode se dar mal! Tenho que honrar a permissão do sonho!”.

== Saiba mais em @queillestore ou pela whatsapp 44 9 2000-7465

Queile 4
Anexa à residência: Queile em frente à sua loja, que fica no Jardim Petrópolis
Infography

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas