
Alunos da Escola Municipal Vinícius de Moraes arrecadam tampinhas para ajudar a Saau
Ao todo, os estudantes arrecadaram 100 kg dos 500 kg que eram esperados


Um projeto da Escola Municipal Vinicius de Morais, no Parque das Jabutiqueiras, em Umuarama, mobilizou alunos, professores e a comunidade para arrecadar tampinhas plásticas. A iniciativa, que envolveu toda a escola, visou à conscientização sobre o consumismo e a sustentabilidade, além de contribuir para a Sociedade de Amparo aos Animais de Umuarama (Saau).
A campanha estimulou uma competição entre os alunos para ver quem conseguia arrecadar mais tampinhas. O destaque foi um estudante, Davi da Silva Rodrigues de Souza, que entregou 27 kg, seguido do aluno Miguel Costa Ferreira dos Santos, que arrecadou 17 kg. Ao todo, os estudantes arrecadaram 100 kg dos 500 kg que eram esperados.
O projeto começou em 2023, dentro da disciplina de História, com foco no tema do consumismo. Em 2024, foi ampliado para Matemática, abrangendo toda a escola. Além da arrecadação de tampinhas, o trabalho incluiu discussões sobre o impacto ambiental do plástico e o reaproveitamento como solução para problemas sociais.
“Eles não acreditavam que de uma em uma tampinha se tornaria esse todo, então eles perceberam que a minha parte, por menor que seja, quando se junta ao todo, a soma é grande. Para mim, foi muito gratificante”, afirmou a professora Gizele Ribeiro dos Santos, idealizadora da ação.
A campanha também contou com o apoio de pais, comerciantes locais, de casas agropecuárias e do CMEI Vinicius de Morais, que serviram como pontos de coleta durante o período de 60 dias em que a ação foi realizada. O material coletado será convertido em recursos para alimentação e cuidados veterinários de animais de rua atendidos pela Saau.

