
Aviso amarelo do Inmet indica possibilidade de chuvas intensas na região de Umuarama
Alerta tem vigência até às 10h de terça-feira


O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou um aviso amarelo indicando a possibilidade de chuvas intensas em uma grande área do Brasil, que inclui a região de Umuarama. O alerta teve início às 10h desta segunda-feira (18) e fica em vigência até às 10h de terça (19).
De acordo com o aviso, os municípios localizados na área de abrangência da área indicada podem enfrentar chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, além de ventos intensos (40-60 km/h). Há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
As instruções do Inmet são:
– Em caso de rajadas de vento: não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda;
– Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada;
– Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

O instituto de Meteorologia Simepar informa que a temperatura em Umuarama deve variar entre 24ºC e 36ºC nesta segunda, com céu encoberto por nuvens. Por volta das 15h os termômetros indicavam que a temperatura estava em 34,5ºC e a sensação térmica era de 37ºC.
Os próximos dias devem seguir nublados ou com chuva na Capital da Amizade. A mínima na semana será de 21ºC no sábado e a máxima de 37ºC.
PARANÁ
O Simepar divulgou que a semana começa com tempo estável na maioria do paraná. O sol predomina com temperaturas em rápida elevação e faz calor durante a tarde desta segunda. Forte aquecimento pré-frontal, que induz também a formação de algumas áreas de chuva, mas em pontos isolados do oeste, sudoeste e do centro-sul. Um novo sistema frontal evolui na altura do Rio Grande do Sul, com temporais associados.
A instabilidade atmosférica aumenta na terça-feira e há possibilidade de ocorrência de temporais localizados, especialmente nas áreas mais ao sul e oeste do Paraná. O calor e a disponibilidade de umidade contribuem na intensificação de nuvens de chuva, além, claro, do deslocamento do sistema frontal pela Região Sul. Do leste ao norte ainda faz calor.
