Jaqueline Mocellin Publisher do OBemdito

Aviso amarelo do Inmet indica possibilidade de chuvas intensas na região de Umuarama

Alerta tem vigência até às 10h de terça-feira

Foto: Jaqueline Mocellin/OBemdito
Aviso amarelo do Inmet indica possibilidade de chuvas intensas na região de Umuarama
Jaqueline Mocellin - OBemdito
Publicado em 18 de novembro de 2024 às 15h15 - Modificado em 19 de maio de 2025 às 21h27

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou um aviso amarelo indicando a possibilidade de chuvas intensas em uma grande área do Brasil, que inclui a região de Umuarama. O alerta teve início às 10h desta segunda-feira (18) e fica em vigência até às 10h de terça (19).

De acordo com o aviso, os municípios localizados na área de abrangência da área indicada podem enfrentar chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, além de ventos intensos (40-60 km/h). Há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

As instruções do Inmet são:

– Em caso de rajadas de vento: não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda;

– Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada;

– Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Captura De Tela 2024 11 18 142408
Imagem: Inmet

O instituto de Meteorologia Simepar informa que a temperatura em Umuarama deve variar entre 24ºC e 36ºC nesta segunda, com céu encoberto por nuvens. Por volta das 15h os termômetros indicavam que a temperatura estava em 34,5ºC e a sensação térmica era de 37ºC.

Os próximos dias devem seguir nublados ou com chuva na Capital da Amizade. A mínima na semana será de 21ºC no sábado e a máxima de 37ºC.

PARANÁ

O Simepar divulgou que a semana começa com tempo estável na maioria do paraná. O sol predomina com temperaturas em rápida elevação e faz calor durante a tarde desta segunda. Forte aquecimento pré-frontal, que induz também a formação de algumas áreas de chuva, mas em pontos isolados do oeste, sudoeste e do centro-sul. Um novo sistema frontal evolui na altura do Rio Grande do Sul, com temporais associados.

A instabilidade atmosférica aumenta na terça-feira e há possibilidade de ocorrência de temporais localizados, especialmente nas áreas mais ao sul e oeste do Paraná. O calor e a disponibilidade de umidade contribuem na intensificação de nuvens de chuva, além, claro, do deslocamento do sistema frontal pela Região Sul. Do leste ao norte ainda faz calor.

Captura De Tela 2024 11 18 142306
Imagem: Inmet

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas