
Florada dos girassóis começa em Umuarama e população deve ajudar a preservá-los até o natal
O principal pedido é para que as pessoas não arranquem as flores


Os girassóis cultivados pela equipe de paisagismo da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, para ornamentar pontos de grande movimento visando as festividades natalinas de Umuarama, já começaram a florir. O espetáculo natural – e ‘instagramável’ – tem atraído muitas pessoas para poses e fotos ou, simplesmente, para contemplar a beleza das grandes flores amarelas. Mas a visitação também desperta um alerta.
“Apesar da floração já ter iniciado, a população precisa ajudar a preservar os girassóis para que durem até o período natalino. A florada ainda vai aumentar, com a maturação de mais botões, e deve durar em torno de 40 dias – indo além de 25 de dezembro. Mas para isso são necessários alguns cuidados”, solicita a diretora do Meio Ambiente do município, Fernanda Periard Mantovani.
Dentre os cuidados a que ela se refere, o principal é não tocar e nem arrancar as flores. A equipe de paisagismo tomou todos os cuidados para garantir um belo espetáculo, com adubação, manejo e irrigação permanente das mudas de girassóis, pois isso espetáculo chegou cedo.
Para que as flores sejam mantidas é importante que ninguém mexa nelas, não as toque e muito menos as arranque. “Podem tirar fotos à vontade, mas vamos colaborar para que tenhamos um natal mais colorido este ano”, reforçou o secretário municipal do Meio Ambiente, Waltinho Sucupira, informando que foram plantadas cerca de 2,5 mil mudas em três cenários – na Praça Hênio Romagnolli, na entrada do Bosque Uirapuru e no canteiro do Centro Cívico, à frente da Prefeitura.
Uma linda moldura já instalada permitirá belas fotos aos visitantes, quando a florada atingir seu ponto máximo na Hênio Romagnolli. A praça, que tradicionalmente concentra as atenções com a casa do papai noel, mais uma vez receberá uma rica decoração natalina e será o ponto de encontro para as pessoas que apreciam o clima de natal, a partir do início de dezembro.


(Reportagem: Assessoria PMU)