
Umuarama está em área com possibilidade de chuva forte até a manhã de quarta-feira
O aviso do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) abrange 14 estados brasileiros


Umuarama está em uma grande área com alerta de possibilidade de chuva intensa entre esta terça (19) e a quarta-feira (20). O aviso do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) abrange 14 estados brasileiros e informa que há risco de chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, além de ventos intensos (40-60 km/h).
Com perigo potencial, o aviso amarelo começou às 10h de hoje e tem vigência até 10h de amanhã. O Inmet informa que há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
As orientações são para que as pessoas não se abriguem debaixo de árvores em caso de rajadas de vento, pois há risco de queda e descargas elétricas. Além disso, não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda e evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

O TEMPO EM UMUARAMA
Está fazendo bastante calor em Umuarama nesta terça-feira. Por volta das 16h50 os termômetros marcavam 35,1ºC e sensação térmica de 37ºC, de acordo com o site do instituto de meteorologia Simepar.
O feriado do Dia da Consciência Negra pode ser de céu parcialmente nublado e pancadas de chuva na Capital da Amizade. A previsão indica temperaturas entre 25º e 34ºC nesta quarta. Na quinta-feira não deve ter pouca mudança nas condições atmosféricas. A mínima prevista é de 23º e a máxima é de 30ºC.
O TEMPO NO PARANÁ
Conforme o Simepar, a instabilidade atmosférica aumenta nesta terça e há possibilidade de ocorrência de temporais localizados, especialmente nas áreas mais ao sul e oeste do Paraná. O calor e a disponibilidade de umidade contribuem na intensificação de nuvens de chuva, além, claro, do deslocamento do sistema frontal pela Região Sul do País. Do leste ao norte ainda faz calor.
Na quarta-feira, segue a atuação de uma área de baixa pressão, especialmente na altura do Rio Grande do Sul. Este sistema se alinha com o eixo mais instável da frente fria que avança para o mar. No Paraná, espera-se um dia instável novamente e alguns temporais, especialmente a partir de áreas a oeste e sul.
