Redação Publisher do OBemdito

Vigilância Ambiental já encontrou 674 escorpiões amarelos e 58 pretos neste ano em Umuarama

De janeiro até agora, pelo menos 57 moradores da cidade foram ferroados por escorpiões, bastantes comuns em climas quentes e úmidos

Fotos: Assessoria PMU
Vigilância Ambiental já encontrou 674 escorpiões amarelos e 58 pretos neste ano em Umuarama
Redação - OBemdito
Publicado em 19 de novembro de 2024 às 20h30 - Modificado em 19 de maio de 2025 às 21h21

De janeiro até agora, pelo menos 57 pessoas foram ferroadas por escorpiões, bastantes comuns em climas quentes e úmidos. Para se ter uma ideia, agentes da Vigilância Ambiental encontraram 674 escorpiões amarelos e mais 58 pretos, todos na área urbana da cidade.

Diante desses números importantes, a Secretaria Municipal de Saúde realiza uma força tarefa especial para instruir a população sobre como agir em caso de acidentes com o bicho peçonhento.

Segundo Taila Biaca Crivelaro, coordenadora da Vigilância Ambiental, neste ano foram realizadas 254 buscas ativas em residências em todos os bairros de Umuarama e os agentes ainda procederam 446 orientações especiais sobre os cuidados a serem tomados pelos moradores. “Estamos constantemente atentos, pois os acidentes com escorpiões são realmente perigosos, podendo inclusive levar à morte”, alerta Taila.

Ela relata que os escorpiões aparecem nas residências geralmente em busca de alimentos. “Ele se alimenta de insetos variados, mas principalmente de moscas e baratas – essas, inclusive, são seu prato preferido. Isso significa que manter quintais e casas limpos é fundamental para afastar os escorpiões, que quando atacam injetam sua peçonha por meio do ferrão que possuem em suas caudas”, explica.

Em Umuarama, assim como na maior parte do Brasil, os escorpiões mais encontrados são das espécies do gênero Tityus: o amarelo (Tityus serrulatus), e o marrom ou preto (Tytius bahiensis). “Prevenir sua criação é o melhor caminho e também o mais fácil”, indica o secretário municipal de Saúde, Edson dos Santos Souza.

“E com atitudes simples, como acondicionar o lixo domiciliar em sacos plásticos ou outros recipientes que possam ser mantidos fechados, para evitar baratas, moscas ou outros insetos; combater a proliferação de baratas no intradomicílio, ou seja, fique de olho se estão vindo baratas da casa de seus vizinhos para a sua e tome providências para detê-las”, observa.

51601552202 33d2454275 C

OUTROS CUIDADOS

O secretário recomenda ainda que é preciso evitar o acúmulo de entulhos, folhas secas, lixo doméstico e materiais de construção nas proximidades das casas. “Sempre que for fazer limpeza ou busca ativa pelo escorpião, use calçados e luvas de raspas de couro. Se puder, evite criar folhagens densas (plantas ornamentais, trepadeiras, arbusto, bananeiras e outras) junto a paredes e muros das casas e mantenha a grama aparada”, aponta.

É importante solicitar ao proprietário ou, no impedimento deste, à prefeitura, a limpeza periódica de terrenos baldios vizinhos, pelo menos numa faixa de um a dois metros junto às casas. “Examine roupas e sapatos antes de usá-los (mas não use as mãos para analisar!) e também não coloque as mãos sem luvas em buracos, sob pedras e troncos podres. Procure também afastar as camas e berços das paredes”, recomenda.

51601552407 E4472cf744 C
51602592528 15d0dae59e C

(Assessoria PMU)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas