
Em campanha pela OAB, Chapa XI de Agosto foca no fortalecimento e modernização da advocacia
Representantes da Chapa XI de Agosto visitaram OBemdito e apresentaram propostas em busca da presidência da OAB Umuarama e Paraná


A Ordem dos Advogados do Brasil está em período de campanha eleitoral para as presidências do Conselho Federal, dos Conselhos Seccionais (Estados), das Subseções (Municípios) e das Caixas de Assistência dos Advogados. Em Umuarama apenas uma chapa se inscreveu, representando o grupo XI de Agosto.
OBemdito recebeu a visita do Dr. Fernando Deneka, que é o atual vice-presidente da OAB Paraná e candidato a presidente da Caixa de Assistência da OAB-PR; a Dra. Érica Peteno Kovalechen, que é candidata a diretora da Caixa de Assistência da OAB-PR; o Dr. Chysthian Pellacani, atual presidente da OAB de Umuarama e candidato a conselheiro estadual da OAB-PR; o Dr. Lucas Priori que é o candidato a presidente da OAB Umuarama; o Dr. Leandro Jander Chimene, conselheiro de subseção e o Dr. Airton Molina, ex-vice presidente da OAB do Paraná.
Os convidados responderam alguns questionamentos, repassaram informações sobre o trabalho que a OAB de Umuarama e do Paraná estão realizando atualmente, além de quais as propostas da chapa XI de Agosto em âmbito local e estadual. Enquanto na Capital da Amizade a eleição conta com chapa única, no Paraná são dois grupos disputando o comando da Ordem dos Advogados: Chapa XI de Agosto e Chapa Pela Ordem.
As eleições serão realizadas nesta sexta-feira (22), das 9 às 17h e acontecem de forma online. O advogado pode votar de onde estiver, sendo que o voto deverá ser para a subseção em que inscrito e para a seccional do Paraná.
Confira abaixo a entrevista, onde os candidatos ressaltam as propostas que focam no fortalecimento e na atualização da advocacia.
OBemdito: Dr. Fernando Deneka, o senhor é candidato a presidente da Caixa de Assistência da OAB do Paraná e está em campanha eleitoral pelo estado. Como está sendo feito esse trabalho?
Dr. Fernando Deneka: Estamos percorrendo o estado com outros ex-presidentes da OAB-PR e componentes da chapa XI de Agosto, pedindo voto a voto junto à advocacia. Somos atualmente em mais de 90 mil advogados no estado e, aptos a votar, em torno de 65 mil.
Visitamos algumas cidades na região de Umuarama, que compreendem a subseção local, apresentando a chapa e pedindo voto. A chapa XI de Agosto possui o advogado Luiz Fernando Casagrande Pereira como candidato a presidente e Graciela Marins como vice. Eu sou candidato a presidente da Caixa de Assistência dos Advogados.
OBemdito: Como está o trabalho desenvolvido pela Chapa XI de Agosto nessas eleições?
Dr. Fernando Deneka: A XI de Agosto é um grupo tradicional, porém com cerca de 70% de renovação em sua composição e nosso atual candidato é atual tesoureiro da OAB-PR e está muito preparado para dirigir a Ordem com a experiência angariada ao longo destes anos de dedicação.
Todo dirigente de Ordem precisa estar muito preparado porque, além das questões voltadas aos advogados de forma geral, precisa saber resolver os problemas do dia a dia do advogado e atuar, em muitas situações, em prol da sociedade.
OBemdito: O advogado deve estar sempre atualizado e adaptado às questões de tecnologia, assim como exemplo durante a pandemia, que a adaptação à virtualização das audiências teve que ser quase que instantânea. Qual o papel da Ordem nisso?
Dr. Fernando Deneka: No momento trágico da pandemia, a OAB teve que preparar rapidamente a advocacia para um novo momento da vida, a virtualização das audiências e tudo mais. A OAB tem que fazer esse papel de deixar o advogado apto para o exercício profissional, para que o cidadão seja bem atendido, talvez no momento mais crítico da vida dele.
Neste sentido, e aqui agradeço a sua pergunta, nossa principal proposta hoje é que vamos converter 100% do valor da anuidade do advogado em crédito que ficará vinculado ao seu número de OAB para utilização nos cursos da ESA (Escola Superior da Advocacia). Muitos cursos já são gratuitos ou com valor muito baixos, mas todos os demais poderão ser realizados e abatidos do valor do crédito da anuidade.
Cobramos mais agilidade do Judiciário, não podemos aceitar produção industrial de decisões porque tendencia a ilegalidades e injustiças que aumentariam significativamente. O advogado não pode ser um preenchedor de formulários.
Teremos representantes junto ao Conselho estadual o Dr. Chrysthian Pellacani e Dr. Ricardo Janeiro e Dra. Érica Peteno que irá comigo para a diretoria da Caixa de Assistência. Dr. Lucas Priori vem para a presidência da subseção, com energia e preparado na qualidade de delegado da Caixa nesta atual gestão.

OBemdito: Como funciona o trabalho da Caixa de Assistência dos Advogados?
Dr. Fernando Deneka: A Caixa da Assistência dos Advogados que é o órgão ao qual eu estou me candidatando à presidente, foca na saúde e no bem-estar do advogado. Então todos os programas de saúde, de bem-estar, de esportes, de cultura, passam pela Caixa de Assistência.
Nós teremos um trabalho muito profundo e efetivo para as advogadas mães. Olharemos em conjunto com a Comissão da Mulher Advogada para o cuidado com as pautas dessa mulher advogada, que exige uma atenção maior que o normal porque quando ela é mãe, está grávida ou lactante, existem singularidades.
Pela Caixa teremos um pacote de apoio, inclusive dobrando o valor do auxílio maternidade. Todas as nossas propostas serão aqui enviadas, visando ampliar os projetos de bem estar, convênios, planos de saúde, atendimento de telemedicina em especialidades de forma totalmente gratuita, eventos esportivos, etc.
OBemdito: Dr. Lucas Priori atualmente integra a Caixa de Assistência em Umuarama e é candidato à presidência da Subseção. Como é desenvolvido esse trabalho e quais suas propostas?
Dr. Lucas Priori: Atualmente represento a Caixa aqui na subseção de Umuarama e vejo que é a Caixa que diferencia a nossa profissão das demais. Para a nossa gestão queremos dar uma boa erguida na comissão da advocacia iniciante, que é fundamental para aqueles que estão em começando na carreira.
Quero que esperem de nós muita responsabilidade, muito comprometimento. Queremos dar continuidade ao bom trabalho que está sendo feito e tentar aumentar.
Queremos fazer um congresso ou um simpósio anual da advocacia iniciante. Um evento grande, composto por bons palestrantes. Queremos fazer alguns ciclos de estudos. Fizemos um convênio com a Unialfa e com a Unipar na gestão do Chysthian, valendo horas extracurriculares para os acadêmicos.
Somos em quatro comarcas e 1350 advogados. Então realmente a gente quer fazer algo bem inclusivo e hoje já temos 200 advogados atuando voluntariamente nas comissões da nossa subseção. Estamos, mesmo sendo chapa única, mantendo a tradição de visitar a advocacia, dialogando e ouvindo a todos, pedindo inclusive apoio à chapa XI de Agosto estadual, onde temos um bate chapa. Queremos referendar, dar o nosso aval ao Dr. Luiz Fernando Casagrande Pereira e sua diretoria.
OBemdito: Dra. Érica, como está a campanha? Caso chegue a assumir esse cargo, quais são os trabalhos que pretendem desenvolver? E qual a importância de ter uma representante de Umuarama na seccional??
Dra. Érica Peteno: A convite do Dr. Luis Fernando Casagrande Pereira e do Dr. Fernando Deneka me mantenho na seccional, prestando serviços à advocacia e representando Umuarama e a região na diretoria.
A chapa hoje possui 7 diretores vindos do interior do estado para a diretoria da Caixa e mais 2 na diretoria da seccional e, embora saibamos que a advocacia não é dividida entre interior e estado, é muito importante ter essa representatividade para que possamos direcionar o nosso olhar para que os projetos sejam efetivamente trazidos e implementados no interior.
Como Umuarama nunca teve um cargo em diretoria, para mim é uma grande honra poder fazer essa representação e trabalhar com pessoas que realmente veem a necessidade da advocacia paranaense, transmitindo isso para a advocacia local.
Então o que vamos fazer é justamente viabilizar tudo isso, junto com nossos presidentes, para Umuarama e toda a nossa região. Até porque hoje, a advocacia no interior é maioria no estado do Paraná. As propostas da XI de Agosto para a Caixa hoje são justamente ampliar os projetos esportivos, de saúde e culturais já existentes, trazendo e aumentando inúmeros benefícios para a advocacia, a fim de fazer retornar o valor da anuidade em benefícios e não somente em assistencialismos, também muito importante, mas o objetivo é sempre ampliar o horizonte da Caixa de assistência. Inúmeras são as propostas, inovadoras, que efetivamente podem ser cumpridas e viabilizadas.

OBemdito: Dr. Chrystian está deixando o cargo, mas fez uma excelente gestão e subiu a régua para o sucessor, Dr. Lucas. Como você vê que foi seu período junto à presidência da OAB de Umuarama??
Dr. Chysthian Pellacani: Gerou em mim uma experiência de vida que jamais eu acho que eu teria fora desse sistema OAB. Quando você entra ali, você vê que esse é todo um trabalho, uma construção de muito tempo de pessoas homens e mulheres dedicados pela advocacia, que tem um protagonismo dentro da sociedade. Acho que foi a coisa mais especial.
E agora encarando um novo desafio como candidato ao Conselho Estadual, representando Umuarama junto com a Érica, com Ricardo Janeiro, com o Deneka e com outros colegas que são referência aqui na advocacia do Paraná, especialmente o Pereira que é uma pessoa que se destacou muito nessa gestão e com a qual tive bastante proximidade. Então esse desafio agora são novos desafios, você encerra um ciclo e conhecer outros círculo, né?
Fiz muitos amigos. Tentei dar o meu melhor e agora passo o bastão para o Lucas e sua equipe. Tenho certeza que a OAB Umuarama estará em boas mãos. O Lucas é um jovem advogado, muito dinâmico. Já faz parte, tem experiência, mas tem a juventude necessária para esse momento da nossa sociedade. Ela tenta fazer a diferença e é isso que a gente busca no nosso dia a dia.
Abaixo as propostas da Chapa XI de Agosto:

