
De frustração à alegria, lojistas que abriram no feriado desta quarta avaliam resultados
Comércio de rua de Umuarama entrou em acordo para funcionar das 9h às 17h, mas movimento de clientes não foi dos melhores


Decepcionante para uns, excelente para outros. Assim pode ser definido o clima entre os poucos comerciantes de Umuarama que abriram as portas nesta quarta-feira (20), Dia da Consciência Negra, que pela primeira vez, passou a ser feriado nacional.
O comércio de rua da cidade entrou em acordo para funcionar das 9h às 17h, com a condição de que as horas trabalhadas serão pagas com adicional de 100% e registradas na folha de pagamento dos funcionários.
A gerente da filial das Lojas Colombo, Ana Paula Vieira, comemorou o volume de vendas. “Foi excelente. Estamos com preços muito bons, bastante agressivos, e isso (de abrir hoje) trouxe a clientela. Não tínhamos meta estabelecida, mas fechamos com um saldo bastante positivo”, disse. “Aproveitamos cada minuto para atender nossos clientes e vender”, acrescentou.
Em outra empresa procurada por OBemdito, o clima era de desolação. “Passamos o dia inteiro sem fazer nada. Para não falar que não entrou ninguém na loja, vieram duas pessoas, mas só olharam e foram embora. Faltou informação de que o comércio iria abrir. Nós íamos ficar até as cinco (17h), mas fechamos antes”, disse o líder de equipe.
Mas ele reforçou a expectativa para um grande movimento nos próximos dias, principalmente nesta sexta-feira de Black Friday. “Estamos com muitas obertas top de linha. Tivemos um bom movimento na segunda e na terça. Acredito que amanhã (quinta) e sexta vai ser ótimo”.
O gerente, que pediu para não ser identificado, afirmou ser contra feriado nesta época do ano, em que todo esforço é válido para atrair os consumidores, que veem na Black Friday é boa oportunidade de comprar com economia. “A gente não fica falando, mas entre os empresários há um descontentamento muito grande porque quebra o clima (de promoção)”.
Primeiro ano de feriado nacional
O Dia de Zumbi e da Consciência Negra, celebrado neste 20 de novembro, foi determinado, pela primeira vez, em 2024, como feriado nacional, não sendo, portanto, ponto facultativo. Várias cidades e estados brasileiros, como São Paulo e Bahia, por exemplo, já guardavam a data, que se nacionalizou após a sanção da Lei 14.759.
Shopping Palladium
As lojas, a área de lazer e a praça de alimentação do Shopping Palladium atenderam normalmente, como em todos os feriados. Houve um bom movimento de clientes e visitantes no local. Muitas pessoas aproveitaram para tirar foto com o Papai Noel, na praça de eventos decorada tematicamente, e antecipar as compras de fim de ano.