Jaqueline Mocellin Publisher do OBemdito

Moradores registram Lobo-guará perto de casas em Vila Yara, município de Altônia

A recomendação do IAT é afugentar o animal de volta para a mata e não dar alimentos

Moradores registram Lobo-guará perto de casas em Vila Yara, município de Altônia
Jaqueline Mocellin - OBemdito
Publicado em 22 de novembro de 2024 às 21h49 - Modificado em 19 de maio de 2025 às 21h11

Os moradores de Vila Yara, balneário localizado no município de Altônia, se surpreenderam nos últimos dias com o aparecimento de um Lobo-guará perto das residências. O animal se aproximou das chácaras em várias ocasiões, sempre no período da noite.

Emanuelly Daiane foi uma das pessoas que registrou a “visita” surpresa e encaminhou um dos registros em vídeo para OBemdito (confira acima). Ela disse que o Lobo-guará apareceu três noites seguidas. “Tá aparecendo lá direto”, informou.

O Junior também enviou um vídeo (assista abaixo) do animal chegando pertinho. Ela explicou que o animal surgiu nos fundos da chácara onde seu pai reside, perto do Rio Paraná. “Ele aparece próximo das 20 ou 21h”, contou.

OBemdito entrou em contato com Luis Carlos Borges Cardoso, que é chefe de escritório regional do Instituto Água e terra (IAT) em Umuarama. Ele disse que o Lobo-Guará está na localidade por se tratar de local perto de mata e de rio. A orientação é para que os moradores não tentem pegar o animal e nem o alimentem.

“As pessoas têm que tentar afugentar eles de volta para a mata e não dar alimentos para eles. Estamos enviando uma pessoa do IAT lá para orientar a comunidade pessoalmente”, explicou.

OBemdito já havia notociado o aparecimento do Lobo-guará em Altônia há alguns dias. Confira aqui.

ESPÉCIE AMEAÇADA

O lobo-guará é um símbolo da biodiversidade brasileira e possui um comportamento bastante solitário. São raras as oportunidades em que o animal se aproxima de outras pessoas.

O encontro sinaliza a relevância de preservar áreas de vegetação, como refúgio para espécies que enfrentam desafios crescentes devido à perda de habitat pela ação humana. Lembrando que a existência da espécie é considerada ameaçada de extinção.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas