
Polícia Civil desmantela associação criminosa responsável por roubos em Umuarama
As imagens de um assalto em uma loja de celulares foram cruciais para a identificação dos envolvidos

A Polícia Civil de Umuarama, por meio do Grupo de Diligências Especiais (GDE), desarticulou uma associação criminosa envolvida em roubos na cidade, com a prisão de quatro adultos e a apreensão de um adolescente.
A operação, realizada na última sexta-feira (22), foi um desdobramento de uma investigação sobre um roubo agravado ocorrido no dia 3 de setembro, em uma loja de celulares localizada na Avenida Paraná, no Centro de Umuarama.
Durante o assalto, um dos criminosos, armado com uma pistola, abordou os funcionários da loja, enquanto o comparsa aguardava em uma motocicleta para a fuga. As imagens das câmeras de segurança do estabelecimento foram cruciais para a identificação dos envolvidos.
A Polícia Civil também recuperou, poucas horas após o crime, os objetos roubados em uma residência na cidade e prendeu três homens com idades entre 18 e 25 anos, acusados de receptação. Embora tenham sido liberados em liberdade provisória, dois desses indivíduos permaneceram como suspeitos de envolvimento no roubo.
A investigação revelou que a motocicleta utilizada no assalto foi localizada pela Guarda Municipal no dia 4 de setembro, em um matagal no bairro Parque Colina Verde. O veículo foi periciado pela Polícia Científica e, com o avanço das apurações, foi identificado o adolescente de 17 anos como o autor do roubo. O jovem foi apreendido em 25 de setembro, após decisão favorável do Judiciário.
Além do adolescente, quatro adultos foram identificados como integrantes da associação criminosa: um homem de 28 anos com passagens por tráfico de drogas, furto e tentativa de homicídio; um de 27 anos, com antecedentes por receptação, tráfico de drogas e roubo, que usava tornozeleira eletrônica; outro de 25 anos, com registros por diversos crimes, também com tornozeleira; e um jovem de 18 anos sem antecedentes, que foi responsável por conduzir a motocicleta durante o roubo.
A Polícia Civil informou que o inquérito está em fase final e será encaminhado ao Ministério Público, com os envolvidos sendo indiciados pelos crimes de roubo agravado, associação criminosa qualificada e corrupção de menores.