Graça Milanez Publisher do OBemdito

Quando a paixão pela confeitaria se transforma em doce sabor de sucesso

Conheça as empreendedoras de Umuarama que a cada dia conquistam mais clientes com suas deliciosas obras de arte

Silvana e Cristiane exibem o bolo floral: seguir as tendências de decoração é o principal propósito das sócias - Fotos: Graça Milanez
Quando a paixão pela confeitaria se transforma em doce sabor de sucesso
Graça Milanez - OBemdito
Publicado em 1 de dezembro de 2024 às 17h31 - Modificado em 19 de maio de 2025 às 20h40

Só agradar paladares não basta; tem também que encantar olhares. Este é o propósito dos bolos de festa, que desafiam cada vez mais a criatividade dos confeiteiros. Os mais versáteis, quando unem competência e paciência, conseguem transformar um simples bolo numa verdadeira obra de arte comestível. E isso está em alta; isso está gerando renda para muitos.

Umuarama tem quem aposte nesse nicho: Silvana Lima, 50 anos, e Cristiane Ozilieri, 43, se uniram e batalham para fazer a marca Amor & Confeitos prosperar. As sócias transformaram suas paixões pela confeitaria em um negócio que a cada dia conquista mais clientes, de Umuarama e cidades vizinhas.

Elas alugaram um pequeno espaço e montaram o ateliê para fazer bolo; os decorados, no caso, são o carro-chefe. O diferencial do produto é notável: a habilidade artística combinada com o zelo nos detalhes de suas criações. Cada bolo é único e impressiona pelos desenhos e motivos inspirados.

Do forno à geladeira, são horas de um trabalho meticuloso, que consiste em modelar, criar texturas, desenhar, ‘pintar’, harmonizar as cores, replicar um modelo pronto ou personalizar… Tudo para que alcance um visual atraente e satisfaça o gosto do cliente, que geralmente escolhe o tema.

Para deixar pronto um bolo decorado com flores feitas com chantilly, por exemplo, elas levam cerca de seis horas, porque desenham à mão livre. O bico de confeiteiro faz o papel do lápis, nesse caso; e de traço em traço, delicado e vagaroso, vai surgindo a beleza idealizada para surpreender os convidados, afinal, em momentos de celebração, um bolo arrojado assim passa a ser obrigatório.

Bolo Decorado (2)
Tom romântico: estilo e motivos da decoração geralmente acompanham gosto do cliente

A técnica apurada e o estilo de ambas se complementam. “Nossa ‘pegada’ é contemporânea”, avisa Silvana. “Nós pesquisamos tendências pela internet… Estamos sempre procurando novidades, que não são poucas, hoje em dia; assim como vestuário, decoração de bolo também segue moda… E nós acompanhamos”, garante.  

Cristiane concorda que é preciso ficar por dentro das inovações: “Porque nossos clientes são exigentes! Mas nós também somos: tudo aqui é feito com muito cuidado, muito capricho, desde a escolha do estilo, para garantir a beleza do bolo, e, claro, dos ingredientes, que vão deixá-lo delicioso”.

Bolo Decorado (3)
Embalagem e outros cuidados garantem qualidade ao produto

Histórias cruzadas

“Comecei fazendo bolo de um quilo e vendendo pelas redes sociais; gostei da experiência e resolvi investir na ideia… Aprendi os primeiros passos assistindo a vídeos na internet e depois fiz cursos presenciais [em Londrina e em São Paulo] e mais um on-line… Hoje posso dizer que estou realizada nesse negócio”, conta Silvana.

Cristiane também fez e vendeu muito bolo antes de abrir o Amor & Confeitos. “Eu era costureira numa indústria de estofados, durante o dia; à noite fazia bolo para, no dia seguinte, vender aos colegas… Foi o que me fez gostar desse trabalho! Tem sido um desafio, mas também me sinto realizada”, conta.

Ambas começaram cedo a lida na cozinha. “Era criança e já sabia acender o fogão à lenha; eu sempre inventava alguma coisa pra comer… Gostava de fazer sopa… E jovenzinha fazia salgado pra vender”, lembra Silvana, que antes de abrir esse negócio foi proprietária de restaurante e lanchonete. “Estou há mais de vinte anos na gastronomia”, menciona.

Bolo Decorado (4)
Silvana no ateliê do Amor & Confeitos: decoração exige habilidade e paciência

Para Cristiane, o destino também foi inflexível. “Com 11 anos, eu já dava conta do almoço e da janta… E sabia fazer pão naqueles fornos antigos, de barro, que a gente limpava com vassoura de guanxuma”, acrescenta Cristiane, rindo.

E como se tornaram sócias? “As coincidências da vida”, responde Silvana, que também dá aula de decoração de bolo. Foi em uma dessas aulas que conheceu Cristiane, sua aluna dedicada. “Percebendo uma certa sintonia entre nós, eu a convidei para ser minha sócia e ela topou”, esclarece Silvana.

Cristiane, por sua vez, deixou o emprego formal para aderir ao empreendedorismo. “Foi uma decisão difícil, mas quando a Silvana me convidou, senti que era a oportunidade perfeita. Trabalhar no que amo e poder ter o próprio negócio é muito gratificante”, comemora.

O início do Amor & Confeitos está exigindo muito empenho. “Estamos passando por jornadas de trabalho duras, de dez, doze horas, mas o sucesso inicial nos enche de ânimo”, avalia Silvana.  “Amamos o que fazemos e acreditamos que foi uma das melhores decisões que tomamos; ainda temos muitos planos e ideias para surpreender nossos clientes”, acrescenta Cristiane.

== Para encomendar – whatsapp 44 9 8435-3348 ou 44 9 9835-0143. Saiba mais em instagram.com/amor.e.confeito_ofc/

Bolo Decorado (5)
Cristiane no ateliê do Amor & Confeitos: trabalho requer competência e dedicação
Bolo Decorado (13)
Resultado arrojado: decoração garante combinações inusitadas
Imagem Do Whatsapp De 2024 11 26 à(s) 16.06.19 44f068e5
Hollywood (à esquerda): tema foi um dos mais desafiadores
Bolo Decorado (10)
Bolo Decorado (6)
Bolo Decorado (7)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas