Redação Publisher do OBemdito

Deputado Federal articula PEC que acabaria com todos os feriados nacionais no Brasil

A ideia do político é transferir as datas para os sábados e domingos

Foto ilustrativa: Freepik
Deputado Federal articula PEC que acabaria com todos os feriados nacionais no Brasil
Redação - OBemdito
Publicado em 27 de novembro de 2024 às 13h45 - Modificado em 19 de maio de 2025 às 20h55

O deputado federal Marcos Pollon (PL-MS) está articulando uma PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que transfere todos os feriados nacionais para domingos das semanas em que eles ocorrem, ou seja, extinguindo o feriado como dia de descanso. A explicação do político é que é necessário “aumentar a competitividade econômica do Brasil” no cenário mundial.

A proposta surge em meio à polêmica do fim da escala de trabalho 6 x 1, além de ocorrer justamente no ano em que os brasileiros tiveram 10 feriados nacionais, ou seja, 10 dias de folga fora finais de semana.

Além da proposta relativa aos feriados, outra medida polêmica posta em mesa é o fim do ponto facultativo dos órgãos públicos.

“Minha ideia é que os feriados sejam comemorados aos domingos, evitando paralisações que afetam o ritmo da produção e aumentam os custos operacionais. Isso gera impacto direto nos preços e quem acaba pagando é o consumidor”, afirmou Pollon na Câmara dos Deputados.

A proposta também delibera que empresas privadas teriam poder de decisão para manter ou não as operações. O político argumenta que a paralisação em datas comemorativas atrapalham o desempenho econômico de diversos setores, o que influenciaria no PIB (Produto Interno Bruto).

Pollon também colhe assinaturas para uma PEC chamada “PEC do salário em dobro”, que elimina encargos trabalhistas previstos na CLT (Consolidação das Leis do Trabalho). “Precisamos discutir formas práticas de valorizar o trabalho, e isso passa por aliviar os encargos que sufocam as empresas e, consequentemente, os trabalhadores”, afirmou.

(Com informações TN Online)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas