Jaqueline Mocellin Publisher do OBemdito

Inmet divulga aviso amarelo de tempestade que abrange a região de Umuarama

Os umuaramenses enfrentaram sensação térmica de 42ºC nesta quarta-feira e as rajadas de vento chegaram a 45,7 km/h

Foto: Jaqueline Mocellin/OBemdito
Inmet divulga aviso amarelo de tempestade que abrange a região de Umuarama
Jaqueline Mocellin - OBemdito
Publicado em 27 de novembro de 2024 às 19h50 - Modificado em 19 de maio de 2025 às 20h54

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou um aviso amarelo em uma área que abrange a região de Umuarama. O alerta teve início às 16h02 desta quarta-feira (27) e tem vigência até 12h de quinta (28).

Os riscos potenciais são chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h) e queda de granizo. Há baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos.

Calor e vento

A quarta-feira foi muito quente em Umuarama. A temperatura máxima foi de 36,3ºC às 14h, quando a sensação térmica chegou a 42ºC. De acordo com o instituto de meteorologia Simepar, as rajadas de vento chegaram a atingir 45,7 km/h por volta das 15h. No distrito de Lovat o vendaval causou estragos (confira aqui).

A previsão do Simepar indica que a Capital da Amizade terá chuva nesta quinta-feira, com temperatura variando entre 24ºC e 30ºC.

O Simepar informa que amanhã uma queda de pressão sobre a costa do Brasil, entre as regiões Sul e Sudeste, intensifica o escoamento de noroeste, aumentando o transporte de calor e umidade sobre o Paraná. Sendo assim, são previstas precipitações mais expressivas em todo o estado, com o aumento de risco para temporais.

Captura De Tela 2024 11 27 183437
Imagem: Inmet

Instruções em caso de tempestade

O Inmet informa que, em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.

Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas