
Senar Umuarama promove curso gratuito de operação de caminhão munck
As vagas são limitadas e o curso começa no dia 2 de dezembro


O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Paraná (Senar) realiza em Umuarama o curso gratuito de operação de Caminhão Munck (NR 31.12). As aulas acontecerão entre os dias 2 e 6 de dezembro, das 8h às 17h, na sede do Sindicato Rural, totalizando 24 horas/aula.
O instrutor será Vanderlei Medina e podem se inscrever homens ou mulheres com idade a partir de 18 anos, que sejam alfabetizados. As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas através dos telefones (44) 3623-2646 ou (44) 98455-8601. Mais informações podem ser obtidas enviando e-mail para sindicatoumuarama@gmail.com.
Haverá certificação para os participantes que concluírem o curso. O Sindicato Rural de Umuarama está localizado na avenida Brasil 3547, em frente a Casa dos Parafusos.
O que o participante irá aprender?
O caminhão munck possui um braço hidráulico de içamento com o qual é possível erguer, baixar ou movimentar cargas de grande peso. Entre seus principais usos estão descarregar, transportar, remover máquinas e peças pesadas em curtas distâncias e alturas.
Este curso, que segue normas de saúde e segurança no trabalho, é voltado para operadores desse tipo de guincho sobre caminhões – desde que exerçam sua atividade em empresas rurais. Entre os principais conteúdos estão orientações sobre o equipamento, como funções, comandos, itens de manutenção e técnicas operacionais.
As questões são apresentadas e discutidas sempre levando em consideração os riscos envolvidos na atividade. O treinamento possui atividades práticas, nas quais os participantes do curso são divididos em duplas, no máximo em trios, para o dia de pôr a mão na massa. Aliar o conteúdo do curso às recomendações do manual do fabricante do equipamento utilizado é o ponto-chave para uma operação produtiva e segura.
Conteúdo Programático
– Legislação de segurança e saúde no trabalho (NR 11 e 31) e noções de legislação de trânsito;
– Identificação das fontes geradoras dos riscos à integridade física e à saúde do trabalhador;
– Noções sobre acidentes e doenças decorrentes da exposição aos riscos existentes na máquina;
– Medidas de controle dos riscos: Equipamento Proteção Coletiva e Equipamento de Proteção Individual;
– Operação da máquina com segurança;
– Inspeção, regulagem e manutenção com segurança;
– Sinalização de segurança;
– Procedimentos em situação de emergência;
– Noções sobre prestação de primeiros socorros;
– Prática operacional.
Materiais necessários
Capacete de segurança e protetor auricular (quando não disponibilizado pelo cooperado/empregador); roupas e calçado apropriados para trabalho em maquinário pesado.

(OBemdito, com informações do Senar)