
Maratonista Anderson Cristiano recebe homenagem no muro do estádio Lúcio Pipino
O atleta de Umuarama orgulha a cidade acumulando mais de 400 troféus e medalhas em seus 39 anos de corrida


O maratonista Anderson Cristiano de Souza, de 49 anos, recebeu uma homenagem especial no Estádio Lúcio Pipino, de Umuarama, nesta quinta-feira (28). Ele, que inspirou uma geração de corredores com sua história repleta de vitórias, teve seu nome e sua imagem estampados em uma pintura no muro do estádio, onde trabalha e treina todos os dias. A ideia da homenagem foi do secretário de Esporte e Lazer, Anderson Gasparetto.
Com 39 anos dedicados ao atletismo, Anderson já conquistou mais de 400 troféus e medalhas. Sua com o esporte começou cedo, aos 10 anos, quando a professora Celiné Vitório da Silva o incentivou a treinar na Associação Ferrerão Amigos do Esporte. Desde então, ele não parou mais.
Sua maior motivação veio ao assistir Vanderlei Cordeiro de Lima, o maratonista brasileiro que brilhou no atletismo e se tornou uma referência para o umuaramense. Para manter o ritmo, ele adota uma rotina de treinos diários, alternando entre a pista de atletismo do Estádio Lúcio Pipino e estradas rurais asfaltadas nos arredores da cidade.

Conquistas e inspiração
Anderson já conquistou inúmeros títulos como corredor maratonista, incluindo o título de Campeão Brasileiro da Maratona Internacional de Foz na categoria de 45 a 49 anos, em 2023; a vitória na Corrida em Blumenau, Santa Catarina, também em 2023; e o primeiro lugar na Prova Tiradentes em Maringá, no mesmo ano.
Ele também é tetracampeão da Corrida Noturna de Umuarama Night Run, tendo vencido a prova de 12 km nos anos de 2021, 2022, 2023 e 2024. Também foi campeão quatro vezes do Círculo Sesc Corrida de Rua, nos anos de 2018, 2019, 2020 e 2023, e conquistou um título de campeão de sua categoria na Corrida de Aniversário de São Bernardo do Campo, em São Paulo, em 2023, vencendo a prova de 21 km.
Além de suas conquistas pessoais, Anderson também é inspiração para sua família. O filho Gabriel Cristian, de 25 anos, é acadêmico de Educação Física, enquanto Caio Henrique, de 16, acompanha o pai nas competições do pai e é promessa no atletismo.
Atualmente, Anderson se prepara para mais seu próximo desafio, que será uma corrida em Cruzeiro do Oeste no dia 8 de dezembro.

