Jaqueline Mocellin Publisher do OBemdito

Menino de Umuarama que está na UTI continua precisando de doações de sangue

Leonardo está internado em Maringá, mas as doações também podem ser feitas no Hemonúcleo de Umuarama. Qualquer tipo de sangue pode ser doado

Foto: Arquivo da família
Menino de Umuarama que está na UTI continua precisando de doações de sangue
Jaqueline Mocellin - OBemdito
Publicado em 2 de dezembro de 2024 às 17h50 - Modificado em 19 de maio de 2025 às 20h37

O pequeno Leonardo Calleb Fernandes da Silva, de 2 anos, continua internado na UTI e precisando de doações de sangue. OBemdito conversou com a mãe dele, Graziele Pereira da Lus, 22 anos, nesta segunda-feira (2) para atualizar o estado de saúde de Leonardo.

O menino reside com os pais em Umuarama e está internado na UTI do Hospital Universitário de Maringá. Ele começou a passar mal no dia 23 de novembro, foi internado na Norospar em Umuarama e no dia 25 (sábado) seu quadro se agravou e foi necessário colocá-lo na UTI. Depois disso surgiu uma vaga na UTI de Maringá e ele foi levado de helicóptero para evitar riscos do transporte terrestre.

Na última sexta-feira (29) Graziele disse que o filho estava com os batimentos cardíacos fracos, além de problemas nos rins, água nos pulmões, o fígado comprometido, o intestino inflamado e sangramento na cabeça. O diagnóstico indicou que Leonardo está com uma bactéria que causou debilidades generalizadas em seu organismo.

Nesta segunda, a mãe atualizou seu estado de saúde. “Ele segue no respirador e continua sedado. Os rins deram uma reagida, mas ainda não estão conseguindo filtrar o sangue direito. Por isso precisou de hemodiálise. Ele não teve muita melhora, continua ainda muito grave. As plaquetas tinham subido um pouco, mas voltaram a baixar”, informou.

Doações de sangue

Para ajudar a repor o sangue que está sendo utilizado no tratamento do menino, o hospital orientou a família a fazer uma campanha pedindo doações. Apesar de Leonardo estar internado em Maringá, as doações de sangue podem ser feitas também no hemonúcleo de Umuarama. Pode ser doado qualquer tipagem sanguínea.

As pessoas que forem colaborar devem informar o nome do menino “Leonardo Calleb Fernandes da Silva” no momento em que chegarem ao banco de sangue para a coleta e dizer que ele está internado no Hospital Universitário de Maringá.

Graziele e o marido, o tapeceiro Vagner Fernandes da Silva de 31 anos, estão alojados em uma cidade na região metropolitana de Maringá, na casa da mãe dela. Eles conseguiram apoio de um carro da Prefeitura para levá-los ao hospital para fazer as visitas ao filho.

Como realizar a doação?

As doações podem ser agendadas no site do Hemepar PR, garantindo que a pessoa seja atendida em um horário pré-determinado. Também é possível ir diretamente no Hemonúcleo em Umuarama, localizado na Avenida Manaus, 4444, na região do Centro Cívico. O horário de atendimento para doações é das 08h às 11h30 e das 13h30 às 15h30. Para mais informações e agendamentos, entre em contato pelo telefone (44) 3621-8307.

Quem pode doar?

Homens podem doar a cada dois meses, totalizando quatro doações por ano, enquanto as mulheres podem doar a cada três meses, com um máximo de três doações por ano. Após a coleta, o sangue é fracionado e os hemocomponentes (plasma, hemácias, plaquetas e crio) são processados. Atualmente, a maior necessidade é de doadores do tipo sanguíneo B, que está em falta na unidade.

Entre os requisitos, é necessário ter entre 16 e 69 anos completos. Os menores de idade podem doar com autorização e na presença do responsável legal. Além disso, o doador deve pesar no mínimo 51 quilos, estar descansado, bem alimentado e hidratado (evitando alimentação gordurosa nas quatro horas que antecedem a doação) e apresentar um documento oficial com foto, como carteira de identidade, carteira do conselho profissional, carteira de trabalho, passaporte ou carteira nacional de habilitação.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas