Prazo para justificar ausência no primeiro turno das eleições municipais encerra na quinta-feira
Quem não regularizar a situação poderá ser multado
Eleitores que não compareceram ao primeiro turno das eleições municipais de 2024 têm até a próxima quinta-feira (5) para justificar a ausência. Quem não regularizar a situação poderá ser multado, conforme previsto pela Justiça Eleitoral.
No Paraná, cerca de 1,1 milhão de eleitores deixaram de votar, segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR). Até o momento, apenas pouco mais de 1,3 mil justificaram a ausência.
Como justificar
A justificativa pode ser feita de forma on-line ou presencialmente. Pelo aplicativo e-Título, o eleitor deve acessar “Mais Opções”, selecionar “Justificativa de Ausência” e preencher as informações solicitadas, incluindo um documento comprobatório. Outra alternativa é o sistema Justifica, disponível no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que também exige o envio de uma justificativa acompanhada de documento comprobatório.
Quem preferir pode justificar presencialmente em qualquer cartório eleitoral, preenchendo o Formulário de Requerimento de Justificativa Eleitoral e apresentando um documento oficial com foto. Os endereços dos cartórios no Paraná estão disponíveis no site do TRE-PR.





