Graça Milanez Publisher do OBemdito

Profissional de turismo resolve empreender e encanta com suas bolachinhas decoradas

Tem também alfajor entre as doces gostosuras de Ivana Moore, que são uma boa opção para presentear

Ivana Moore, em sua cozinha: clientes fidelizados fazem negócio prosperar - Fotos: Graça Milanez
Profissional de turismo resolve empreender e encanta com suas bolachinhas decoradas
Graça Milanez - OBemdito
Publicado em 7 de dezembro de 2024 às 17h04 - Modificado em 19 de maio de 2025 às 20h18

Além de lindas, saborosas! Mas não é só. Elas inspiram um propósito, digamos, de mexer com nossa alma, de evocar nossas memórias afetivas nesta época que é a mais esperada do ano. As bolachinhas decoradas de Natal passam a ser obrigatórias no cardápio das festas de final de ano.

Resultado de um trabalho artesanal habilidoso e paciencioso, muitas doceiras de Umuarama fazem e comercializam, o que tem se tornado um negócio lucrativo. Entre elas está a profissional de turismo Ivana Moore, 45 anos, moradora do Jardim dos Príncipes. Há seis anos dedica-se a essa arte, que tem se tornado o meio de fazer seu salário [ela não atua na área em que se formou].

É por isso que, nessa época do ano, o aroma de especiarias, açúcar e manteiga toma conta da cozinha de Ivana, cidadã argentina que mora no Brasil há dez anos [há seis em Umuarama]. Até o natal, a previsão é confeitar aproximadamente duas mil bolachinhas.

“Encontrei nas bolachinhas de Natal uma forma de impulsionar as vendas, ampliar meu negócio”, diz, acrescentando que, dessa forma, conseguiu transformar sua paixão pela culinária em um empreendimento bem-sucedido.

Decoradas com esmero, são ideais para presentear. “Elas carregam um charme especial, que vai além da estética… As pessoas não compram apenas as bolachinhas; compram histórias, lembranças de infância e o carinho que coloco em cada uma delas!”, exclama Ivana, que optou por trabalhar em casa para conciliar a rotina com os cuidados dos três filhos.

“Queria algo que pudesse fazer com amor e que me ajudasse financeiramente. As bolachinhas foram a escolha perfeita”, assegura, informando que, para presente, também prepara kits. Entre eles, tem um que é direcionado às crianças, para que elas mesmas decorem os biscoitos.

Bolachinhas 4
Meta de Ivana Moore é produzir cerca de duas mil bolachinhas até o Natal

Dentro de uma caixinha vão, ‘em branco’, bolachinhas em forma de estrela, sino e árvore de Natal; saquinhos com glacê nas cores clássicas do Natal [verde, vermelho e branco]; e confeitos coloridos para dar o toque final. “Isso instiga a criatividade da criança, que vai encarar a tarefa com empolgação”, pressupõe.

Ivana explica que procura diversificar sua produção, incluindo outros doces para incrementar seu cardápio, que são encomendados, principalmente, em vésperas de outras datas comemorativas, como Páscoa, Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia das Crianças e Dia dos Professores, além do Natal.

As criações de Ivana, que unem tradição, talento e um toque pessoal, são mais do que doces: são uma celebração do Natal: “Para mim, é a chance de mostrar como a culinária pode contribuir para adoçar a vida das pessoas ao mesmo tempo em que cria conexões”.

Bolachinhas 5
Ivana Moore mostra seus produtos: diversidade foi estratégia para impulsionar o negócio

O autêntico alfajor

Sabe aquele alfajor que derrete na boca? Então, faz parte do rol de doces da confeiteira, que, com ele, também mantém viva outra tradição de sua terra natal. Feito com a receita que herdou da avó, o doce se destaca entre seus produtos e tem conquistado cada vez mais fãs em Umuarama.

“O alfajor é parte de quem eu sou, e poder compartilhá-lo com as pessoas aqui é algo que me enche de alegria”, diz Ivana, lembrando que foi com este doce que começou o negócio, deixando, em consignação, em algumas padarias da cidade para vender.

Com uma rede de clientes fiel e crescente, Ivana celebra os frutos do seu trabalho. E hoje não precisa mais se valer das consignações. “Não imaginava que teria tanto reconhecimento; é gratificante ver como meu esforço e dedicação têm sido valorizados”, orgulha-se.

Bolachinhas 7
Kits para crianças: elas mesmas podem decorar as bolachinhas do jeito que quiserem

Serviço

Para encomendas, Ivana Moore atende pelo Instagram (@ivanamooredoce3) ou pelo WhatsApp 43 9 8808-7388. Suas bolachinhas e alfajores estão disponíveis também nas feiras das terças [Lago Aratimbó] e dos domingos [Avenida Parigot de Souza].

Bolachinhas 12
Esmero e criatividade fazem parte das bolachinhas confeitadas por Ivana Moore
Bolachinhas 10
Bolachinhas 8
Bolachinhas 9
Bolachinhas 11

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas