
Projetos de desenvolvimento de Umuarama são apresentados para representantes de Mandaguari
Junior Ceranto recebeu gestores do município famoso por sua produção de café de alta qualidade


Com 87 anos de fundação e pouco mais de 38 mil habitantes, Mandaguari é uma das cidades de maior destaque na economia paranaense. E representantes deste município fizeram uma visita à Prefeitura de Umuarama especialmente para conhecer os principais projetos de desenvolvimento econômico e de geração de emprego e renda realizados pela administração municipal.
Yohann Paulo Andrade Furtado, secretário de Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e Turismo, Orivaldo Siquinelli, presidente da Agência Regional de Desenvolvimento (ARD) e Eduardo Marchini, assessor institucional da ARD, foram recepcionados pelo secretário municipal de Indústria, Comércio e Inovação de Umuarama, Junior Ceranto, que apresentou alguns dos investimentos realizados durante a gestão de Celso Pozzobom.
Ceranto iniciou falou sobre o Prodeu (Programa de Desenvolvimento de Umuarama), onde empresas comerciais, industriais e prestadoras de serviços podem ser atendidas recebem incentivos para que invistam no município, além de estimular o crescimento dos empreendimentos já em atividade. “Por meio do Prodeu a prefeitura providencia a concessão de uso de imóvel público municipal ou concessão de direito real de uso com doação futura, conforme o caso”, detalhou.
Outro tema indagado pelos visitantes de Mandaguari foi a respeito do Plano Umuarama 2050 é, um dos mais importantes projetos para o desenvolvimento estratégico do município, que será conduzido em parceria com a renomada Fundação Dom Cabral e o Conselho de Desenvolvimento de Umuarama (CDU).
“O planejamento [Masterplan] vai traçar um caminho para o avanço da cidade nas próximas décadas, transformando a Capital da Amizade em um polo de referência em inovação, empreendedorismo e qualidade de vida para todos os seus habitantes”, afirmou.
O secretário também falou sobre o Programa Vocação Empreendedora e especificamente sobre a Casa do Empreendedor, que é também uma referência para outros municípios brasileiros, que atua para agilizar a abertura e o desenvolvimento do microempreendedor individual (MEI) e apoiar a micros e pequenas empresas, criada na primeira gestão do prefeito Celso Pozzobom.
“O órgão inclusive recebeu o Selo Ouro de Referência em Atendimento 2023, concedido pelo Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae)”, indicou.
Em nome da prefeita Enfermeira Ivonéia Furtado, os mandaguarienses agradeceram a receptividade que encontraram em Umuarama e elogiaram desde os processos de gestão de Pozzobom, até a estrutura da cidade, que classificaram como ‘um exemplo ímpar’ de beleza, organização, limpeza e de pessoas receptivas.
“Seguramente Umuarama sofreu uma grande transformação nos últimos anos, tornando-se uma cidade que impacta os visitantes. Para nós é uma satisfação termos conhecido ideias e projetos que nos serão muito úteis”, registrou Furtado.
(Assessoria PMU)