Redação Publisher do OBemdito

Patrulha Escolar da Guarda Municipal não registra nenhuma atividade repressiva

Com foco na proteção e segurança de alunos e profissionais de educação, agentes atenderam 137 chamados em novembro

Foto: Assessoria PMU
Patrulha Escolar da Guarda Municipal não registra nenhuma atividade repressiva
Redação - OBemdito
Publicado em 5 de dezembro de 2024 às 18h05 - Modificado em 19 de maio de 2025 às 20h25

Desde que foi criada, em abril desde ano, a Patrulha Escolar da Guarda Municipal de Umuarama (GMU) não registrou nenhuma ocorrência que precisasse da atuação repressiva dos agentes (neste período de oito meses foram 50). De acordo com o relatório de trabalho referente ao mês de novembro, divulgado nesta quinta-feira (5), foram realizadas 137 atividades preventivas.

A Rede Municipal de Ensino de Umuarama possui 44 unidades educacionais – são 23 escolas e 20 CMEIs, mais o EJA), e o papel da Patrulha Escolar é exatamente o de garantir a segurança de alunos, professores, profissionais de educação diversos e de toda a comunidade escolar.

“É um órgão ligado à Sestram (Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Mobilidade Urbana) e um programa especial desenvolvido e realizado pela GMU”, comenta o secretário Valdecir Capelli.

O diretor da GMU, Valdiney Roberto Rissato, acrescenta que os agentes são especialmente treinados para atuar na prevenção e na repressão a crimes e atos infracionais nos domínios das unidades de ensino. “Em oito meses de existência a Patrulha Escolar contabiliza 1.071 ações de proteção da comunidade escolar, atuando na segurança ostensiva de unidades escolares, encaminhando os transgressores para as devidas punições para crimes cometidos no contexto escolar”, detalha.

PRINCIPAIS OCORRÊNCIAS

Conforme o último levantamento, entre as ações preventivas realizadas em novembro, a em primeiro lugar ficaram as visitas de monitoramento, com 49 ocorrências, depois as atividades de acompanhamento de entrada e saída de alunos, com 39 ações, mas 22 de PB Externo – Ponto Base, quando a viatura fica do lado de fora da escola, observando o comportamento das pessoas que ali passam, muitas vezes até comercializando drogas – e 13 de monitoramento no intervalo escolar.

Rissato acrescenta que o efetivo realizou ainda sentinelas e operações de observação e patrulhamento dentro e fora das escolas, orientações a pais, alunos e diretores e acompanhamento oficial a evento escolar, além das já clássicas sessões de bate-papo com os alunos.

“Os encontros são muito produtivos, interativos e tanto alunos quanto professores interagem, esclarecem dúvidas e apresentam sugestões. Além disso sempre abordamos temas que contribuem para a formação moral de crianças e adolescentes”, registra o diretor.

PATRULHA ESCOLAR – RELATÓRIO DE OCORRÊNCIAS

REPRESSIVASPREVENTIVASTOTAL
ABRIL06139145
MAIO11131142
JUNHO03105108
JULHO11118129
AGOSTO13122131
SETEMBRO03110113
OUTUBRO03159162
NOVEMBRO00137137
TOTAL501.0211.071

FONTE: SESTRAM/GMU – ABR/NOV 2024

(Reportagem: Assessoria PMU)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas