Jaqueline Mocellin Publisher do OBemdito

Dentista de Umuarama é uma das finalistas do prêmio de ‘Melhor Dentista do Mundo’

Dra. Naira Neri foi um dos 12 melhores voluntários do programa Sorriso do Bem 2024

Dr. Naira Neri é a responsável por coordenar o programa Turma do Bem em Umuarama - Foto: Arquivo Pessoal
Dentista de Umuarama é uma das finalistas do prêmio de ‘Melhor Dentista do Mundo’
Jaqueline Mocellin - OBemdito
Publicado em 9 de dezembro de 2024 às 17h36 - Modificado em 19 de maio de 2025 às 20h12

A organização social Turma do Bem (TdB), maior rede de dentistas voluntários do mundo, realizou no último sábado (30), em Poços de Caldas (MG), sua tradicional premiação de ‘Melhor Dentista do Mundo’. Ao todo, 12 dentistas foram os finalistas do prêmio, vencido pela dupla de voluntários Breno Rios e Fátima Porto, da capital mineira Belo Horizonte.

Entre os profissionais que concorreram ao prêmio estava Naira Neri dentista voluntária da ONG desde 2014, que atende no município de Umuarama e é a coordenadora da iniciativa na cidade. Naira explica que no município já foram atendidos de forma gratuita cerca de 100 participantes – crianças e adolescentes com idades entre 11 e 17 anos.

Umuarama conta atualmente com 23 dentistas atuando como voluntários e o projeto está sempre aberto à entrada de novos profissionais (confira no fim da reportagem como aderir). No mês de junho a Turma do Bem realizou uma Mega Triagem que selecionou mais 18 crianças e adolescentes para atendimento odontológico gratuito em Umuarama. A ação aconteceu na clínica odontológica da Unipar e contou com apoio de cerca de 25 acadêmicos da instituição de ensino.

PREMIAÇÃO MELHOR DENTISTA DO MUNDO

O prêmio de ‘Melhor Dentista do Mundo’ é voltado aos profissionais da TdB que oferecem tratamento odontológico gratuito a jovens de baixa renda e a mulheres vítimas de violência, através dos programas ‘Dentista do Bem’ e ‘Apolônias do Bem’.

Com mais de 18 mil profissionais cadastrados em 12 países, a TdB realizou a premiação durante seu evento anual de capacitação dos dentistas — o Sorriso do Bem (SdB) 2024, que aconteceu entre os dias 28 de novembro e 1º de dezembro, no Palace Hotel e Palace Casino de Poços de Caldas.

Durante os três dias de programação, foram oferecidos palestras, painéis e entrevistas com personalidades do campo da Odontologia, como os doutores Jaime Cury, Thiago Cruvinel, Luiz Rodolfo Santos e Fábio Bibancos (fundador e presidente voluntário da TdB). Marcaram presença os jornalistas Bruno Paes Manso, Mariliz Pereira Jorge e Eduardo Sombini, além da escritora Lilia Guerra e da empreendedora social Nelinha do Babaçu. A antropóloga Mirian Goldenberg também foi responsável por uma das palestras da programação, oferecida de maneira remota.

A edição do SdB deste ano contou com a exibição do monólogo “Cartas Libanesas”, interpretado pelo ator Eduardo Mossri e direção de Marcelo Lazzaratto. A programação cultural do evento também ficou por conta do ator e DJ Zé Pedro, que conduziu uma das festas do SdB 2024, com temática das décadas de 1960, 1970 e 1980.

0002
Foto: Assessoria TdB

Confira os finalistas do prêmio de ‘Melhor Dentista do Mundo’ 2024:

Alessandra Tavares, de Nova Venécia (ES);

Arcila Brites, de Macapá (AP);

Breno Rios e Fátima Porto, de Belo Horizonte (MG);

Elizabeth Magalhães e Martha Colavolpe, de Salvador (BA);

Giovanna Müller, de Avaré (SP);

Gracimara Alves, de Taiobeiras (MG);

Martin Esteban, de Aracaju (SE);

Naira Neri, Umuarama (PR);

Paulo Henrique Bastos e Thassia Macedo, de Recife (PE);

Regina Otoboni, de São Paulo (SP);

Rianne Vilela, de Guarapari (ES);

Sandra Borghi, de Araçatuba (SP).

TURMA DO BEM

A TdB gerencia a maior rede de voluntariado especializado do mundo, contando com mais de 18 mil dentistas atuando em 12 países. Os voluntários oferecem atendimento odontológico gratuito à população em condição de vulnerabilidade social e com graves problemas bucais, focando em dois públicos principais: jovens de 11 a 17 anos e mulheres vítimas de violência de gênero.

EM BUSCA DE VOLUNTÁRIOS

Naira informa que a ONG está em busca de mais profissionais voluntários para realizar os atendimentos, que acontecem de forma gratuita para o beneficiado. A coordenadora ressalta que os dentistas interessados em contribuir com o trabalho solidários não precisam ter especialidade e o próprio profissional determinará quantas crianças ou adolescentes conseguirá atender.

Os cirurgiões-dentistas que aderem ao programa atendem em seu próprio consultório crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social entre 11 e 17 anos, proporcionando tratamento odontológico gratuito até que completem 18 anos.

Os profissionais podem fazer o cadastro diretamente no site da Turma do Bem e procurar o programa Dentista do Bem. Há um link que direciona para que o profissional seja um voluntário da ONG.

(Reportagem: Comunicação TdB e OBemdito)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas