Rodrigo Mello Publisher do OBemdito

Agricultor registra nascimento raro de bezerros em propriedade rural de Umuarama

Segundo especialistas, o nascimento de gêmeos em bovinos acontece 1 em 1.000 casos

Agricultor registra nascimento raro de bezerros em propriedade rural de Umuarama
Rodrigo Mello - OBemdito
Publicado em 9 de dezembro de 2024 às 16h59 - Modificado em 19 de maio de 2025 às 20h12

Uma vaca deu à luz um casal de bezerros em uma propriedade rural localizada na Estrada Boiadeira, entre Umuarama e Cruzeiro do Oeste. O nascimento ocorreu no sábado (7) e chamou a atenção pela raridade do evento, que tem chance de 1 em 1.000, segundo especialistas.

O caso foi registrado no sítio de José Ademario Santos, 53 anos, que trocou a vida de motorista pela de produtor rural. “A vaca deitou para parir, nasceu um bezerro. Ela começou a lambê-lo para limpá-lo e, na sequência, nasceu a bezerrinha”, contou.

José trabalhou por três décadas na Expresso Maringá e, há dois anos, comprou a propriedade, onde produz leite com um rebanho de dez vacas. “Aqui na propriedade foi a primeira vez que isso aconteceu. Foi muito gratificante porque estava esperando um e vieram dois”, disse.

O produtor destacou que mais um nascimento deve ocorrer nas próximas semanas. “Tem mais uma que está para criar nos próximos oito dias”, completou.

De acordo com Antônio Campana Martinez, professor de reprodução animal na Universidade Estadual de Maringá (UEM), nascimentos de gêmeos em bovinos são raros e frequentemente associados a fatores genéticos. “Muitas vezes, é devido à característica genética da mãe da vaca”, explicou.

Martinez alertou que, em casos de gêmeos de sexos opostos, a fêmea tem 90% de chance de ser infértil, e o macho pode apresentar alterações reprodutivas. “Isso acontece porque, na hora em que o feto está se formando, há migração de células da fêmea para o macho, o que pode impedir o desenvolvimento do sistema reprodutivo da vaca”, afirmou.

Segundo ele, é possível avaliar possíveis problemas de fertilidade logo após o nascimento, com acompanhamento veterinário. “O produtor, ao descobrir se a bezerra será infértil, já poderá direcionar o crescimento para o abate”, finaliza.

0014
0013
Foto: Colaboração/OBemdito

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas