Jaqueline Mocellin Publisher do OBemdito

Em 9 dias Umuarama registrou 196mm de chuva, volume acima da média para o mês de dezembro

A meteorologia estima que deve chover continuamente na Capital da Amizade até esta terça-feira

Foto: Danilo Martins/OBemdito
Em 9 dias Umuarama registrou 196mm de chuva, volume acima da média para o mês de dezembro
Jaqueline Mocellin - OBemdito
Publicado em 9 de dezembro de 2024 às 20h56 - Modificado em 19 de maio de 2025 às 20h11

Está chovendo praticamente sem parar em Umuarama desde o último sábado (7) e o volume já ultrapassou a média histórica. OBemdito entrou em contato com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) na tarde desta segunda-feira (9) para obter mais informações sobre a chuvarada.

Até a tarde de hoje, por volta das 17h30, foram registrados 196 milímetros de precipitação na Capital da Amizade. A quantidade é relativa aos 9 primeiros dias do mês de dezembro. De acordo com o meteorologista Paulo Barbieri, do Simepar, e média dos 31 dias deste mês é de 173 milímetros, ou seja, em apenas 9 dias o volume de chuvas já ultrapassou a média mensal.

Barbieri informou que a chuva continua até esta terça-feira (10) em Umuarama. Na quarta (11) deve parar ou reduzir bastante. E na sexta-feira (13) volta a chover, pois uma nova frente fria chega ao Paraná e deixará o fim de semana bastante chuvoso.

Nesta terça os umuaramenses terão temperatura variando entre 21ºC e 28ºC. Na quarta-feira a mínima prevista é de 21ºC e a máxima de 29ºC.

Captura De Tela 2024 12 09 205256
Imagem: Simepar

CHUVA NO PARANÁ

O fim de semana foi de muita chuva em todo o Paraná. Em alguns pontos do Estado, como nas regiões Centro-Oeste e o Noroeste, a precipitação acumulada foi 84% superior à média histórica para dezembro.

Em Campo Mourão, por exemplo, choveu 313 milímetros (mm) entre sábado (7) e domingo (8) ante uma estimativa de 170 mm para todo o mês. Em Cianorte o total alcançou 315 mm (média de 179,1 mm). Essa foi a área com maior acumulado de água, de acordo com o Simepar.

Choveu bastante também em outras localidades, como as fatias Leste, Sul e Central do Estado. Em Curitiba, o acumulado alcançou 126 mm, praticamente o volume aguardado para os 31 dias de dezembro (130 mm). No Litoral a média dos dois dias foi de 110 mm para uma expectativa mensal de 174,4 mm. Já em Guarapuava, na parte Central, choveu 150 mm de um total de 186 mm para dezembro.

“A chuva foi homogênea. Mesmo em regiões como Norte, Norte Pioneiro e extremo Noroeste, mais próximo da divisa com São Paulo, a precipitação acumulada bateu na casa dos 70 mm, reflexo de um sistema frontal uniforme que fica até quarta-feira (11) no Paraná, quando começa a se dissipar para a região Sudeste do País. Aí sim teremos pontos de abertura de sol”, explica a meteorologista do Simepar, Júlia Crepaldi Munhoz.

A trégua, porém, será curta. Na sexta-feira (13) chega uma frente fria ao Paraná, deixando o clima mais gelado, com possibilidade de tempestades na parte Oeste e novamente chuva generalizada entre sábado (14) e domingo (15). “O fim de semana também será chuvoso”, diz ela.

Para a segunda quinzena do mês, com celebrações de Natal e Ano-Novo, a tendência é que os acumulados de chuva fiquem dentro ou abaixo da média climatológica, com temperaturas também acompanhando a média prevista para dezembro.

DEFESA CIVIL

Segundo o boletim mais recente da Coordenadoria Estadual da Defesa Civil, divulgado às 11 horas desta segunda-feira (9), 17 municípios paranaenses foram mais atingidos pela chuva, com 5.993 pessoas afetadas, 66 desalojadas e 681 casas danificadas.

Enéas Marques, no Sudoeste, concentrou as ocorrências, com 5 mil pessoas afetadas. Em Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba, foram 800 pessoas, seguido de Paulo Frontin, no Sul, com 80.

(Reportagem: OBemdito e AEN)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas