
Lago Aratimbó vira um ‘mar’ de lixo após vários dias seguidos de chuva em Umuarama
O lixo é proveniente da falta de cuidado da própria população, que não destina corretamente os resíduos


Quem passou pelo Lago Aratimbó nesta terça-feira (10) não conseguiu ver a bela paisagem costumeira. O cartão-postal de Umuarama estava cheio de lixo após vários dias seguidos de chuva.
O fotógrafo Márcio Aurélio registrou algumas imagens do lago por volta das 7h de hoje e lamentou a situação. Em conversa com OBemdito, ele lembrou que recentemente o lago foi parcialmente esvaziado e passou por uma grande limpeza. “Olha isso hoje. Absurdo”, disse.
O ‘mar’ de lixo é proveniente da falta de cuidado da própria população, que não destina corretamente os resíduos. Analisando o lixo que flutua na água, é possível ver que há muito material reciclável que poderia ter sido destinado para a coleta seletiva – que funciona muito bem na cidade.
OBemdito manteve contato com a Secretaria Municipal de Comunicação, que emitiu uma nota sobre a situação. A informação é de que as equipes da Prefeitura farão uma ação conjunta, sob a coordenação da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, para limpeza do Lago Aratimbó.
“Em virtude das chuvas recentes, que persistiram por vários últimos dias, a represa recebeu um grande volume de lixo proveniente das redes de galerias pluviais que desembocam no local”, explica a nota.
O lago contava com ecobarreiras, que foram instaladas justamente para conter o lixo e facilitar o recolhimento. Porém, esses equipamentos recentemente tiveram de ser retirados para manutenção após atos de vandalismo (os cabos de sustentação foram rompidos) e ainda não foram recolocados.
“O grande volume de lixo acumulado no lago também é decorrente do despejo irregular de parte da população, que joga resíduos nas ruas e calçadas da cidade – em vez de ensacar para coleta ou dispensar devidamente em lixeiras”, finaliza a nota.


