Redação Publisher do OBemdito

Procon realiza mutirão de renegociação de dívidas na 2ª edição do ‘Programa Renegocia’

Iniciativa do Governo Federal tem objetivo de ajudar os consumidores superendividados a quitar seus débitos

Foto: Assessoria PMU
Procon realiza mutirão de renegociação de dívidas na 2ª edição do ‘Programa Renegocia’
Redação - OBemdito
Publicado em 12 de dezembro de 2024 às 18h48 - Modificado em 19 de maio de 2025 às 19h59

O ‘Mutirão Renegocia’ está de volta: a segunda edição do programa nacional de renegociação de dívidas será entre os dias 16 de dezembro de 2024 (a próxima segunda-feira) e 17 de janeiro de 2025. A iniciativa será realizada Procon Umuarama (Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor) com coordenação da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e do Ministério de Justiça e Segurança Pública.

Segundo o secretário Eduardo Henrique Ceranto, o mutirão põe em prática as ações de prevenção ao superendividamento e o entendimento de que o consumidor superendividado é aquele que, com sua renda, não consegue arcar com suas necessidades básicas e de seus familiares. “Ao participar do mutirão, os consumidores terão a oportunidade de renegociar dívidas de forma mais favorável, com condições especiais de pagamento, possíveis descontos e prazos melhores”, detalha.

Ele explica que para participar, o consumidor deve utilizar a plataforma consumidor.gov.br, canal de atendimento on-line que permite a interlocução fácil e direta entre consumidores e fornecedores. “Feito o registro pelo consumidor na plataforma, os fornecedores têm o prazo de 10 dias para dar uma resposta ao cliente. Poderão ser negociadas quaisquer dívidas de consumo, bancárias e não bancárias, como contas de luz, água e telefone, com exceção de contratos de crédito com garantia real, financiamentos imobiliários e de crédito rural e pensões alimentícias”, destaca.

Mesmo que o Mutirão Renegocia deve ser feito no portal consumidor.gov.br, o devedor que precisar de apoio no preenchimento ou tiver dúvidas com relação ao programa do Governo Federal, pode procurar o Procon Umuarama, que atende de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, sem intervalo para almoço. “Vale destacar que as senhas para atendimento são distribuídas até às 15h30 e nosso telefone é o (44) 3621-5600”, indica o diretor do Procon, Thailison de Souza Neves.

(Assessoria PMU)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas