Graça Milanez Publisher do OBemdito

Dedicada e otimista, confeiteira do Jabuticabeiras faz sucesso com doces e panetones

O que começou como hobby, há dois anos, virou renda extra para a professora Makleyne Moura

Do hobby à renda: Makleyne Moura se dedica à doceria desde 2022 - Fotos: Danilo Martins/OBemdito
Dedicada e otimista, confeiteira do Jabuticabeiras faz sucesso com doces e panetones
Graça Milanez - OBemdito
Publicado em 14 de dezembro de 2024 às 18h04 - Modificado em 19 de maio de 2025 às 19h51

Em um dos bairros pioneiros de Umuarama, surge um exemplo inspirador de criatividade e perseverança. A protagonista é a professora Makleyne Caldeira Moura, 31 anos, apaixonada por culinária; na ânsia de empreender, transformou seu hobby em um negócio promissor, que já se tornou fonte de renda extra importante para sua família.

Ela também aproveitou seu nome [nada comum], ou melhor, seu apelido, para batizar o estabelecimento que abriu este ano, no Parque das Jabuticabeiras: Lanchonete e Doceria da Maky. Animada e muito falante, e demonstrando acreditar no sucesso da sua iniciativa, ela conta que decidiu apostar na própria comunidade como sua principal clientela.

Na pequena lanchonete, que fica pertinho de sua residência, oferece bolos, cucas, tortas e doces variados, como os bombons e cones trufados, além dos famosos panetones [doces e salgados] e chocotones, que se destacam entre os preferidos, nesta época. O cardápio é bem variado: tem mais de 50 itens.

“Aqui na vizinhança, o boca a boca é forte, e sempre tem alguém querendo experimentar uma novidade”, comenta. A internet também ajuda; ela usa o Instagram e grupos de whatsapp para anunciar seus produtos. E tem dado certo, tem dado retorno? A resposta é instantânea: “Não posso reclamar!”.

Maki (5)
De dar água na boca: panetones da Maky recebem recheios especiais

Maky conta que a paixão pela culinária surgiu há muito tempo, mas só agora resolveu assumir com propósito comercial. Começou se capacitando: fez cursos no Senac e com a conceituada nutricionista umuaramense Beatriz Fiaux [especialista em doces finos], entre outros.

Hoje, ela aplica as técnicas adquiridas para criar receitas que combinam sabor e qualidade, conquistando cada vez mais admiradores. Nesta época de festas, as encomendas não param de chegar, garantindo um Natal movimentado para a confeiteira.

Mesmo diante do “aperto econômico” [ela começou o negócio sem capital de giro], mantém a esperança e a dedicação. “Não é fácil começar sem muitos recursos, mas quando você faz o que ama, encontra forças”, assegura. Para ela, o sucesso não é apenas financeiro, “mas também o carinho e o apoio dos pais, do marido, da filha, da irmã e dos moradores do bairro, que reconhecem seu esforço”.

Maki (7)
Bombons vermelhos e verdes: novidade para colorir o Natal

Cliente fidelizado

Se o produto é saboroso, se tem aparência bonita e boa qualidade, o negócio prospera, o cliente volta. É o que afirma a Maky, que segue sua missão embasada na crença de que os doces ocupam um lugar especial na vida das pessoas, muitas vezes associados a momentos de celebração, conforto e nostalgia.

Em relação aos panetones, os queridinhos da vez, se orgulha de ter alcançado receitas certeiras, que resultam num produto macio e delicioso. Perguntada se os seus são melhores que os de marcas famosas, vendidas no mercado, não vacila na resposta: “Sim, são melhores, porque são frescos, sem conservantes e feitos com muito cuidado”.

Maki (24)
Maky e seus panetones: recheios diferentes para todos os gostos

Ela lembra ainda que receitas tradicionais carregam memórias afetivas, conectando sabores às histórias de vida, como festas em família. “Está aí a origem do sucesso dos meus produtos, o que me deixa muito feliz”, comemora.

== Confira o cardápio especial de Natal da Maky em https://www.instagram.com/doces_da_maky/

== Encomendas podem ser feitas pelo whatsapp 44 9 9906-0965

Maki (19)
Doces sabores: cardápio da Maky é bem variado
Maki (14)
Para crianças: ‘Kit Confeiteiro’ é uma boa opção para presente
Maki (15)
Maki (26)
Bonito e sedutor: cobertura ‘artística’ valoriza o produto
Maki (12)
Maki (8)
Maki (22)
Maki (21)
Maki (17)
Maki (11)
Maki (13)
Maki (2)
Maki (9)
Maki (10)
Maki (18)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas