
Umuarama teve a feliz ideia de criar um espaço encantado: A Praça do Natal!
Para isso foi preciso escolher uma área exclusivamente reservada para eventos natalinos


Em meados da década de 1990 surgiu a ideia de criar uma praça exclusivamente reservada para eventos natalinos. A Prefeitura, em 96, escolheu a Praça Hênio Romagnolli, situada no Centro Cívico, a poucos passos do Paço da Amizade, que passou a ser oficialmente a Praça do Natal – ou Praça do Papai Noel, como preferiu chama-la a opinião pública, pois construída uma bela casa para o Bom Velhinho.
A partir daí que Noel passou a ganhar importância nas festas natalinas aqui na Capital da Amizade, pois antes não existia essa atração. O Natal era do Menino Jesus!
Com o surgimento da praça, começaram os desfiles de Noel pela Avenida Paraná. E os comerciantes começaram a investir no personagem instalando bonecos e grandes cartazes por todas as lojas da avenida principal visando agradar as famílias, principalmente as crianças e adolescentes…
A Praça do Natal desde o início foi o maior sucesso e passou a ser o espaço mais visitado pelos umuaramenses na temporada natalina. Cerca de 5 mil pessoas iam lá todos os dias para admirar as decorações, visitar a Casa do Noel e, principalmente, à noite assistir a variedade de atrações artísticas religiosas (gospel) que encantavam nossa gente.

Todos os anos ali se apresentam corais e cantores e até orquestras das igrejas católicas da cidade, enfim, um mundo de arte e de talento celebrando o nascimento de Jesus Cristo.
Vale destacar que também foi construído um bonito presépio, embora bem menor que a Casa do Noel, que também era (e continua sendo) rodeado pelos visitantes admirando Jesus, Maria e José, os anjos e os animais que faziam parte do maravilhoso cenário recordando o nascimento do Filho de Deus em Belém.

Com a presença de multidões, o comércio ambulante descobriu o filão e instalou muitas barracas em torno da praça. Os resultados foram além dos previstos, pois as vendas batiam recordes.
Outro detalhe que merece registro é que durante várias vezes a Casa do Papai Noel foi reconstruída, ganhando a cada ano novas formas e cores.

No começo surgiu o desfile comemorando a chegada de Papai Noel, atravessando a Avenida Paraná desde a Praça Arthur Thomaz até o Centro Cívico. Anos depois tiveram a feliz ideia de mudar o estilo da chegada dele: Em 98 o bom velhinho inovou descendo de uma tirolesa de 120 metros do Edifício Verdes Mares até a Praça do Natal, onde milhares de pessoas estavam aguardando. Ele foi calorosamente recepcionado por milhares de pessoas, que aplaudiam e gritavam seu nome! E, encerrando o show, ele foi rodeado por autoridades e recebeu as chaves da cidade com o poder de comandar a festa até o Ano Novo…
Recentemente, no Natal 2022, resolveram fazer a descentralização da Casinha do Papai Noel – a já tradicional da Praça Hênio Romagnolli, e ‘criaram’ uma nova na Praça Miguel Rossafa. Mas os umuaramenses continuam preferindo a antiga, pois é lá que está o Noel em sua luxuosa morada esperando todo mundo para clicar as tradicionais fotografias natalinas com a população, especialmente as crianças e os adolescentes. (ITALO FÁBIO CASCIOLA, Especial para OBEMDITO)





