
Em 1980, os umuaramenses ganharam o tão sonhado presentão de Natal: o gigante dos esportes!
Esse ginásio esportivo foi, é e sempre será palco de eventos marcantes na história da cidade


13 de dezembro de 1980, um belo sábado em que a Capital da Amizade estava em ritmo de festas natalinas… E, para felicitar ainda mais esse clima de euforia, nessa data aconteceria a realização de um sonho há anos acalentado pela comunidade umuaramense.
E o motivo era de entusiasmo total, pois estava agendada a inauguração do primeiro ginásio poliesportivo da cidade! E a alegria se justificava pois, depois de 25 anos da fundação de Umuarama, finalmente ela ganharia uma majestosa praça esportiva nos moldes dos grandes centros brasileiros e com capacidade de sediar eventos em nível nacional.
E todas as honras pela proeza de edificar tão notável obra estavam direcionadas ao então prefeito Tuguio Setogutte, que administrava o município dando atenção excepcional aos setores da Saúde (vale lembrar que ele era médico!), Educação, Cultura e Esportes. E essa obra era uma das metas principais de sua gestão.
Tuguio tinha como lema pensar grande! E, seguindo essa filosofia, projetou um dos maiores ginásios esportivos do Paraná. Prova disso é que na época a construção custou 22 milhões de cruzeiros!!! – cifra altamente respeitada no passado e, se atualizados os valores, é hiper valiosa nos tempos atuais.

UMUARAMA ERA CARENTE DE CENTROS ESPORTIVOS
Vale salientar que antes Umuarama dispunha apenas de quadras esportivas nas escolas e nos clubes sociais (mas estas eram exclusivas dos associados). Também não existia um local coberto e espaçoso para acomodar manifestações artísticas, escolares, esportivas, ecumênicas, cívicas e de outros gêneros. A partir de 1980 a cidade passou a sediar eventos de grande porte, como os Jogos Abertos do Paraná, entre outros. Hoje, no auge do futsal, ali se confraternizam as multidões de umuaramenses para torcer pela AFSU, que ganhou fama nacional.
O ginasião possui uma quadra esportiva de 40×20 metros (tamanho oficial internacional) e conta com todas as acomodações necessárias para receber equipes esportivas, arquibancadas e assentos para mais de 2.500 torcedores, espaços exclusivos para a imprensa, novos sistemas de segurança e iluminação, enfim, tudo o que uma praça esportiva desse porte necessita. A mesma estrutura atende de forma positiva todos os participantes dos mais diversos tipos de eventos que acontecem no local. Também é importante registrar que recentemente o ginásio de esportes passou por uma completa revitalização tornando-o ainda mais moderno do que já era.

“OS TRAPALHÕES”, A PRIMEIRA GRANDE ATRAÇÃO DE FAMOSOS!
Pelo palco do Ginásio de Esportes de Umuarama já passaram celebridades de primeiro escalão da música, dança, teatro e humor.
Mas é sempre uma alegria imensa registrar que a primeira grande atração foi o quarteto “Os Trapalhões”, na época brilhando entre os maiores artistas brasileiros pelo seu grandioso sucesso na televisão e no cinema. Eles apresentaram um retumbante show de duas horas coroando de absoluto brilho a memorável festa de inauguração do gigante esportivo de Umuarama. O local estava hiper lotado e milhares de pessoas ficaram lá fora rodeando o ginásio se contentando em acompanhar o espetáculo por dezenas de telões e alto-falantes…

Ali também aconteceram várias edições do tradicional concurso Miss Umuarama, Festivais de Fanfarras, espetáculos de danças e shows sensacionais, entre eles o da famosa banda de rock RPM…
O ginásio esportivo tem também um papel importantíssimo na história de Umuarama, pois em sua quadra aconteceram as apurações de todas as eleições já realizadas na Capital da Amizade de 1980 até hoje.

HOMENAGEM A UM UMUARAMENSE BRILHANTE!
Inaugurado com nome de Ginásio de Esportes Ney Braga em homenagem ao governador paranaense da época, em 1985 foi rebatizado para “Teotônio Vilella” e, finalmente, em 1989, ganhou o nome de Ginásio de Esportes Amário Vieira da Costa em tributo ao professor de Educação Física considerado o grande motivador da juventude para a prática de modalidades esportivas durante as primeiras décadas de Umuarama.
E lá se passaram mais de 40 anos… E pela velocidade do tempo em que hoje vivemos, logo logo o ginasião emplaca meio século de existência, sendo palco de grandes acontecimentos e ponto de encontro de novas gerações que amam os esportes e as artes! (ITALO FÁBIO CASCIOLA, Especial para OBEMDITO)


Imagens: Acervo de Italo Fábio Casciola