Redação Publisher do OBemdito

Ex-presidente da Câmara de Goioerê e familiares são condenados por lavagem de dinheiro

As investigações indicaram movimentações financeiras incompatíveis com a renda declarada pelos envolvidos

Foto: Ilustrativa/Goionews/Arquivo
Ex-presidente da Câmara de Goioerê e familiares são condenados por lavagem de dinheiro
Redação - OBemdito
Publicado em 16 de dezembro de 2024 às 18h43 - Modificado em 19 de maio de 2025 às 19h45

O Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) condenou um ex-presidente da Câmara Municipal de Goioerê, no Centro-Ocidental do estado, por lavagem de dinheiro durante sua gestão, entre 2013 e 2016. A decisão foi proferida pela 2ª Câmara Criminal do TJ-PR, que atendeu a um recurso do Ministério Público do Paraná (MP-PR), revertendo sentença de primeira instância que havia rejeitado a denúncia apresentada pela 1ª Promotoria de Justiça de Goioerê.

Além do ex-presidente, sua esposa e seu filho também foram condenados por envolvimento nas irregularidades. De acordo com o MP-PR, o vereador utilizou contas bancárias dos familiares, incluindo a da sogra, para ocultar a origem de R$ 1,22 milhão, valor supostamente oriundo de atividades de agiotagem.

As investigações indicaram movimentações financeiras incompatíveis com a renda declarada pelos envolvidos. O filho, estudante sem vínculo empregatício, chegou a receber auxílio emergencial durante a pandemia, enquanto a esposa, que se declarou advogada, não soube informar sua renda mensal. Os valores foram utilizados para depósitos, transferências, saques e compra de veículos.

As penas aplicadas foram de 24 anos de reclusão e 80 dias-multa para o ex-presidente, 12 anos de prisão e 40 dias-multa para o filho, e 6 anos de prisão e 20 dias-multa para a esposa.

(Com informações Assessoria MP-PR)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas