
Armadinho obtém vitória no TRE mas mandato em Cruzeiro do Oeste ainda corre risco
Votação, que estava empatada em 3 a 3, foi definida pelo presidente do Tribunal


O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) rejeitou, por maioria de votos, os recursos do Diretório Nacional do União Brasil e da Federação Brasil da Esperança, que tentavam anular a Comissão Provisória do partido em Cruzeiro do Oeste.
Com a decisão, Armando Cerci Júnior, o Armandinho, assegurou sua diplomação nesta terça-feira (17), estando apto para assumir como prefeito eleito a partir de 1º de janeiro próximo, para o mandato de 2025 a 2028. Ele venceu as eleições de 3 de outubro com 6.824 votos, correspondendo a 56,49% dos votos válidos.
“É com grande alegria que compartilho esta notícia: o processo de dissidência que tanto marcou essa caminhada chegou ao fim. A justiça foi feita, e o direito do povo de Cruzeiro do Oeste prevaleceu. Essa vitória não é só minha, nem da Nádya, mas de toda nossa população, que confiou e acreditou no nosso projeto de transformação. Agora é hora de deixar o passado para trás e olhar para o futuro com esperança e determinação”, declarou Armandinho após saber da decisão judicial.
Decisão Judicial
No julgamento, o voto decisivo foi do presidente do TRE-PR, desembargador Sigurd Roberto Bengtsson, que acompanhou a divergência aberta pelo desembargador Anderson Ricardo Fogaça, com a votação empatada em 3 a 3. O entendimento que prevaleceu foi que o Diretório Nacional não poderia instituir uma nova comissão provisória sem anular a anterior.
Ainda na manhã desta segunda-feira (16), o Diretório Nacional do União Brasil apresentou uma petição afirmando que “a Comissão Executiva Nacional do União Brasil analisou o Pedido de Anulação de Deliberação nº 01/2024 e decidiu, por unanimidade, anular a redesignação da Comissão Provisória no município de Cruzeiro do Oeste, restabelecendo a comissão destituída em 29 de julho de 2024 e convalidando os atos por ela praticados.”
O quadro político em Cruzeiro do Oeste ainda pode mudar, uma vez que tanto o diretório do União Brasil quanto a Federação Brasil da Esperança já anunciaram que vão recorrer ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Caso a instância superior acate o pedido dos partidos, uma nova eleição para prefeito aconteceria em Cruzeiro do Oeste.
Contexto
Dentro do prazo legal, formou-se uma comissão provisória municipal do União Brasil com Flávio da Silva Ribeiro como presidente. Em convenção dessa comissão, Armandinho Cerci foi escolhido como candidato a prefeito de Cruzeiro do Oeste, com o lema “O futuro é logo mais”.
Em 29 de julho de 2024, o Diretório Nacional do União Brasil nomeou uma nova comissão provisória, que decidiu que o partido não teria candidatura própria majoritária no município, apoiando Rosária Nascimento, da Federação Brasil da Esperança. Na prática, essa decisão excluiu Armandinho da disputa eleitoral.
O conflito foi levado à Justiça e foi resolvido nesta segunda-feira (16) com a decisão do TRE-PR e a decisão administrativa do Diretório Nacional do União Brasil.
(Com Umuarama Ilustrado)