Jaqueline Mocellin Publisher do OBemdito

Curso de Pedagogia da UniAlfa doa 23 malas com itens históricos para escolas municipais

As malas foram elaboradas pelos acadêmicos no projeto de extensão ‘Viagem ao Passado’

Foto: Assessoria PMU
Curso de Pedagogia da UniAlfa doa 23 malas com itens históricos para escolas municipais
Jaqueline Mocellin - OBemdito
Publicado em 19 de dezembro de 2024 às 17h33 - Modificado em 19 de maio de 2025 às 19h33

O curso de Pedagogia da UniAlfa organizou o projeto de extensão ‘Viagem ao Passado’ e doou 23 malas com itens históricos para escolas municipais de Umuarama. O projeto integra a disciplina de Fundamentos Teórico-Metodológicos de História, que foi ministrada e organizada pelo professor de história do curso, Dércio Fernando Moraes Ferrari.

A iniciativa foi estruturada ao longo de dois anos e teve como objetivo elaborar 23 malas com itens históricos, compostas de relíquias que contribuem para que os alunos possam conhecer objetos que já foram utilizados pelas pessoas ao longo de sua existência.

Entre os itens estão os meios de comunicação usados entre as décadas de 80 e 90, fichas de ligação, cartões telefônicos e até os primeiros telefones fixos e móveis. Também foram introduzidos nas malas utensílios domésticos e empresariais, objetos colecionáveis de difícil acesso atualmente, como as primeiras máquinas fotográficas, filmes, VHS, discos, além de brinquedos históricos, entre outros.

As malas foram doadas para a Secretaria de Educação de Umuarama no dia 13 de dezembro e essa está incumbida de realizar a distribuição para as escolas de ensino fundamental. Desta forma, os alunos e professores poderão utilizar os objetos nas aulas de história. O objetivo é que as malas sejam utilizadas como uma espécie de ‘museu móvel’, que pode ser levado até a sala de aula.

O professor Dércio Fernando explica que este “foi um trabalho desenvolvido com duas turmas do curso de Pedagogia, que se dedicaram bastante na pesquisa, coleta e catalogação dos itens. Os benefícios dessa atividade são diversos e incluem o contato com as fontes históricas, o manuseio de documentos, registros e fotografias, que são a base do ensino de História”.  

Imagem2
Foto: UniAlfa

Os acadêmicos participantes comentaram que o projeto foi desafiador, principalmente para localizar os itens. De acordo com a aluna Mariana Hava, esta “foi uma experiência incrível, onde tive a oportunidade de descobrir mais sobre a história da minha família na busca dos objetos para a mala, conseguindo ver assim como é significativo e importante conhecer mais sobre o passado e a história local”. 

O aluno do 4º período de pedagogia, Diego da Silva Jamarchi, também relatou sua experiência. “Foi um imenso prazer produzir cada detalhe dessa mala tão importante para os alunos terem essa imersão no passado e que expressa, principalmente, a vontade de levar o aprendizado e conhecimento para a rede municipal de educação”.

Carlos Zago, que também estuda pedagogia na faculdade, destacou que “muitas coisas foram bem difíceis de desapegar, pois carregavam consigo memórias afetivas, de utilidade, de herança, registros feitos entre gerações. Foi desafiador, mas encontramos lugares e pessoas da nossa cidade que cooperaram muito com esse projeto”.

022
Foto: Laís Bueno

DIFERENCIAL

O curso de Pedagogia da UniAlfa conta com diversos projetos de extensão que visam trazer impactos positivos à sociedade. Este é considerado um diferencial para quem cursa Pedagogia na instituição. “O curso conta com uma história de sucesso e responsabilidade com a educação, tendo hoje diversos egressos bem colocados no mercado de trabalho”, divulgou a direção.

Quem tem o sonho de estudar e se tornar professor pedagogo pode aproveitar a oportunidade para iniciar o curso na UniAlfa já em 2025. As matrículas estão abertas e os interessados podem procurar a UniAlfa presencialmente ou acessar o site https://www.alfaumuarama.edu.br/fau/ para mais informações.

023
Foto: Laís Bueno
Imagem3
Foto: UniAlfa

(Informações: Assessoria UniAlfa)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas