Luiz Fernando Publisher do OBemdito

Previsão do tempo indica chuva em Umuarama em todos os períodos desta sexta-feira

De acordo com o Simepar, é esperado um pico de intensidade da chuva por volta das 12h

Foto: Danilo Martins/OBemdito
Previsão do tempo indica chuva em Umuarama em todos os períodos desta sexta-feira
Luiz Fernando - OBemdito
Publicado em 20 de dezembro de 2024 às 08h38 - Modificado em 19 de maio de 2025 às 19h31

O dia começou chuvoso em Umuarama nesta sexta-feira (20). De acordo com o Simepar (Sistema Meteorológico do Paraná), além das temperaturas entre 21°C e 27°C, a população pode esperar chuva em todos os períodos do dia, com pico de intensidade entre as 11h e 13h.

A precipitação acumulada para o dia é de 37.1mm, o que indica que há muita chuva para cair na Capital da Amizade. De acordo com o Simepar, a intensidade da chuva deve ir aumentando ao longo da manhã, atingindo 6.3mm por volta das 11h, 8.8 por volta das 12h e 7.9 por volta das 13h – os três horários com maior nível de chuva acumulada.

Apesar da chuva, os termômetros não devem registrar baixas temperaturas. A máxima de 27°C chega breve, por volta das 10h da manhã, e no restante do dia a temperatura se mantém na média dos 25°C.

Alerta laranja

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) também publicou um alerta, de nível laranja, ou seja, de perigo, para ocorrência de tempestades em grande parte do Paraná – o que inclui Umuarama e outros municípios do Noroeste. O aviso foi emitido às 3h desta sexta-feira e tem validade até as 12h.

O órgão alerta para possibilidade de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), e queda de granizo. Há também o risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.

Veja abaixo as instruções repassadas pelo Inmet, para situações de risco:

  • Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda).
  • Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
1

(Com informações Simepar e Inmet)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas