
UBSs e farmácias públicas de Umuarama fecham nesta sexta e retornam em 6 de janeiro
Neste período, os serviços de saúde à população serão concentrados no Pronto Atendimento e na Unidade Central, que ficam na avenida Ângela Moreira da Fonseca


A Prefeitura de Umuarama anunciou o horário de final de ano nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e nas farmácias públicas dos bairros e distritos. Elas farão pausa a partir das 17h desta sexta-feira (20) e terão o atendimento restabelecido no dia 6 de janeiro próximo. Neste período, os serviços de saúde serão concentrados na Unidade Central e no Pronto Atendimento (PA) 24h, que ficam na avenida Ângelo Moreira da Fonseca.
A Farmácia do Posto Central, localizada ao lado do Pronto Atendimento, será a única farmácia a continuar o funcionamento. De acordo com Cínta Braga, chefe da divisão do Pronto Atendimento Municipal, a estratégia de atendimento será ajustada para atender à demanda. “Sempre no feriado fazemos dessa forma, porque aumenta o atendimento devido ao fechamento das UBS, então abrimos uma extensão”, explicou.
A classificação de risco será adotada para direcionar os pacientes. “Pacientes com classificação verde irão para o Posto Central, ao lado do Pronto Atendimento. Já os pacientes de urgência serão atendidos no PA, e as crianças também no Pronto Atendimento”, detalhou Cíntia.
O Posto Central funcionará das 7h da manhã à 1h da madrugada, enquanto o PA 24h oferecerá atendimento ininterrupto, todos os dias. As equipes de atendimento foram reforçadas, com 14 médicos e 4 enfermeiros por hora, sendo 8 médicos no PA e 4 na Unidade Central, com plantões de 12 por 36 horas.

Farmácias terão horário especial
As farmácias públicas, incluindo a Farmácia Central, também estarão fechadas. O atendimento será concentrado na Farmácia do Posto Central, que funcionará em escalas.
Nos dias 23 e 27 de dezembro de 2024, o atendimento será das 8h às 12h e das 13h às 17h. No dia 24 de dezembro, o atendimento ocorrerá somente de manhã, das 8h às 12h. Nos dias 30 de dezembro de 2024 a 3 de janeiro de 2025, o horário será das 8h às 12h e das 13h às 17h. Não haverá atendimento nos dias 25, 26, 28, 29, 31 de dezembro e 1º, 2, 4 e 5 de janeiro de 2025.
“Acredito que a população não ficará desassistida, principalmente quem for consultar no Pronto Atendimento. A maioria já veio retirar os medicamentos de uso contínuo”, afirmou Carlos Gabriel Zanata Cardozo, farmacêutico da central. O atendimento será restabelecido na forma normal a partir de 6 de janeiro de 2025.