
Umuarama: Três acidentes de trabalho graves, dois deles com amputações, ocorreram em dezembro
Relatório da Vigilância em Saúde indica que até dia 20 de dezembro houve 466 comunicados de acidentes de trabalho em Umuarama


A Vigilância em Saúde do Trabalhador (Visat), divisão da Secretaria Municipal de Saúde que monitora e notifica acidentes e doenças do trabalho, apresentou relatório de ações do setor, entre os dias 1° a 20 de dezembro de 2024. Neste período foram registrados 39 acidentes – três deles graves, com amputações de dedos –, 23 leves e mais 13 notificações com exposição de trabalhadores a material biológico (cortes diversos com utensílios perfurocortantes).
Segundo Carlos Roberto da Silva, coordenador e fiscal sanitário do Visat, dos três acidentes graves registrados, foram duas amputações de membros e um menor de idade em acidente de trajeto. “Um dos acidentes ocorreu enquanto trabalhador estava ajustando a madeira na serra com a máquina ligada. Sua mão deslizou em direção à serra e ele lesionou quatro dedos da mão direita, com amputação parcial de dois dedos, lesão de tendão e lesão óssea”, explica.
O segundo acidente também foi de amputação de dedos da mão e ocorreu enquanto o trabalhador estava fazendo manutenção de uma porta de caldeira. “O terceiro acidente grave ocorreu com um menor de idade, que ia de casa para o trabalho em sua bicicleta e sofreu uma queda, sofrendo trauma importante de face. Já do total de 23 acidentes de trabalho leves, todos foram casos de entorses e lesões. E exposição a material biológico quer dizer que o trabalhador se feriu com facas, cutelos, seringas, escalpos, lâminas de bisturi etc.”, esclarece.
O coordenador relata ainda que nenhuma notificação de óbito foi registrado no mês dezembro. “Neste ano infelizmente registramos duas mortes: um trabalhador do segmento de prestação de serviços sofreu intoxicação por material químico enquanto trabalhava na limpeza de uma caixa d’água de uma indústria e um trabalhador da construção civil teve fratura de crânio com o desabamento de uma laje sobre ele”, lamenta.
NOTIFICAÇÕES
Em 20 dias de dezembro, a Visat entregou 26 Termos de Intimação para as empresas do ramo de supermercados, para a entrega no prazo de 30 dias corridos, documentações como o PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional) e o PGR (Programa de Gerenciamento de Riscos) e providenciar algumas readequações de equipamentos e estruturais.
Ainda neste período a Vigilância em Saúde do Trabalhador recebeu duas denúncias informando de um trabalhador informal (um pintor), pintando a fachada de uma empresa sem o uso dos devidos equipamentos de segurança (EPIs) e dois outros trabalhadores de uma empresa retirando o telhado de um galpão, todos exercendo suas atividades em altura sem o uso dos devidos EPIs.