Redação Publisher do OBemdito

Verão começa neste sábado e previsão é de dia sem chuvas em Umuarama

A posição da Terra mais perto do Sol torna os dias mais longos que a noite

Foto: Danilo Martins/OBemdito
Verão começa neste sábado e previsão é de dia sem chuvas em Umuarama
Redação - OBemdito
Publicado em 21 de dezembro de 2024 às 09h22 - Modificado em 19 de maio de 2025 às 19h27

O verão teve início às 6h20 deste sábado (21), em todo o Hemisfério Sul do planeta com mudanças rápidas nas condições do tempo. A posição da Terra mais perto do Sol também torna os dias mais longos que a noite e traz temperaturas elevadas em todo o país.

De acordo com o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), não há previsão de chuva para Umuarama tanto neste sábado quanto nos próximos três dias. Hoje a população pode esperar um dia oscilando entre sol e nuvens, além de termômetros se mantendo entre a mínima de 21°C e a máxima de 29°C.

No domingo (22), a população pode esperar temperaturas entre 21°C e 30°C, além de tempo predominantemente ensolarado ao longo de todo o dia. Ainda segundo o Simepar, a próxima chuva deve ocorrer na cidade no dia 25, no Natal.

No Paraná

“Manhã com presença de muita nebulosidade no Paraná. Sol aparece com mais intensidade no sudoeste e no sul do estado, próximo a Santa Catarina. Entre o noroeste e o norte paranaense chuvas ocorrem em algumas cidades, com registro de descargas atmosféricas”, afirma o meteorologista Samuel Braun, do Simepar.

O domingo (22) segue com tempo bem abafado no Paraná. Pela manhã, fica mais estável, com predomínio de sol e rápida elevação das temperaturas. A partir da tarde a instabilidade retorna, com algumas chuvas previstas, especialmente na “metade sul” paranaense. Não se descarta ocorrência de chuva forte em algumas cidades do centro e leste do estado.

Verão

O meteorologista do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), Mozar Salvador, destaca a probabilidade de influência do La Niña. O fenômeno ocorre quando as águas superficiais do Oceano Pacífico Equatorial ficam anormalmente frias.

O fenômeno está sendo monitorado no Brasil e em outros países. Segundo o Inmet, um centro de pesquisa na Coréia do Sul aponta para uma probabilidade de 60% de que as condições de La Niña se desenvolvam durante o trimestre janeiro-fevereiro-março de 2025. 

(Com informações Simepar e Agência Brasil)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas