
Pet sitter em Umuarama transforma amor por animais em profissão lucrativa
Tutores viajam e deixam para ela a tarefa de cuidar de seus bichos de estimação


Num desses finais de tarde, do jardim de uma residência no Bairro Bandeirantes, Bingo percebe que ela vem chegando e já começa a dar pulos de alegria. E quando ela abre o portão, então, aí que ele endoidece: rabo balançando freneticamente, todo desengonçado, avança e dá um salto poderoso como quem quer abraçá-la… E abraça, a seu modo, e ‘lambeija’, ‘lambeija’… Dá muitos ‘lambeijos’ na moça.
O Bingo é um Golden Retriever, cão dócil, que estava sozinho em casa, porque seus tutores viajaram; a moça é Nathaly de Paula, pet sitter em Umuarama há cinco anos. O encontro dos dois foi o início de um passeio… para o cão, no caso, porque, para ela, é trabalho. “Bingo sempre me recebe assim, feliz”, exclama Nathy, que foi contratada para os cuidados básicos e também para paparicar o grandão.
“Eu faço a visita, eu passeio, eu brinco, eu dou ração, troco a água, limpo o ambiente, gravo vídeo e mando para o tutor e, quando ele pede, faço videochamada… enfim, é um trabalho completo”, explica. [Mais completo que o dog walker, que só passeia com cães.] “Cuidar de um cachorro ou de um gato é muito mais do que alimentá-los. Requer paciência, carinho e compreensão das necessidades individuais de cada um”, destaca.

‘Nath Pet Sitter’ é a marca que Nathaly criou para representar seu empreendimento, quando deixou para trás a rotina de um emprego formal e passou a se dedicar integralmente ao cuidado de animais de estimação, como babá. Moradora do Jardim Aeroporto, ela transformou sua paixão por bichos em uma carreira que não apenas proporciona realização pessoal, mas também um rendimento financeiro expressivo.
“Varia de mês para mês… aumenta em épocas das férias, de festas e viagens, como agora; por ano, ganho bem mais que o meu emprego formal me renderia… Estou bem satisfeita!” Além de cães e gatos, ela toma conta de coelhos e aves, principalmente calopsita.

A transição para a vida de pet sitter começou em uma clínica veterinária, onde Nathaly trabalhava. Foi ali que ela conheceu os primeiros clientes interessados em contratar seus serviços para cuidar de cães e gatos durante ausências prolongadas, como viagens. “Era algo que eu fazia com prazer no meu tempo livre, mas logo percebi que poderia transformar isso em uma profissão”, conta.
Com o aumento da demanda, Nathaly decidiu se capacitar. Fez cursos especializados sobre a profissão de pet sitter, comportamento animal e inteligência animal, garantindo assim a segurança e o bem-estar dos animais sob seus cuidados. Durante três anos, conciliou a jornada na clínica com o trabalho como pet sitter, até que, em 2022, optou por se dedicar exclusivamente à nova carreira. “Ter meu próprio negócio era um sonho!”
Hoje, Nathaly possui uma carteira fixa de clientes, de vários bairros de Umuarama. E se destaca pelo profissionalismo e pelo vínculo que cria com os animais. “É muita afinidade! Alguns clientes dizem que seus bichos ficam mais felizes quando estou por perto”, diz, sorrindo.

Planos para o futuro
Para Nathaly, que tem duas graduações acadêmicas [Serviço Social e Agronegócio], mas não se dedica a nenhuma, a mudança de carreira foi transformadora. Além de ter conquistado independência financeira, sente-se privilegiada por trabalhar com o que se identifica. “Não é só um emprego; é uma extensão de quem eu sou”, reflete.
Ela comemora o impacto positivo dessa escolha, mas deixa claro que a profissão exige muita responsabilidade. “A vantagem de contratar um pet sitter é boa porque o animal não precisa sair do ambiente em que vive; isso o deixa menos ansioso”, afirma.
Entre planos para o futuro, Nathaly deseja ampliar os serviços oferecidos, quem sabe abrindo uma equipe de pet sitters treinados por ela. “Esse é o meu desejo e já batalho pra isso”, revela.
Para contratar a ‘Nath Pet Sitter’ envie mensagem para o WhatsApp (44) 99877-9828.


