
Adolescente surda de Umuarama inspira personagem de livro lançado em Los Angeles
O livro coloca Esther Neves, que é surda, em cena com a prima Liesel, portadora de miastenia congênita e traqueostomizada


A escritora brasileira Liege Leopoldo, natural de Campo Bom (RS), acaba de lançar seu segundo livro infantil, “Uma Coleção de Guarda-Chuvas”, em um evento especial no Consulado Geral do Brasil em Los Angeles/EUA. A obra, publicada pela Editora Asinha, reflete principalmente a habilidade única da autora em criar histórias que combinam imaginação, aprendizado e valores universais.
As mais de 50 páginas do livro – com a história escrita tanto em português bem como e em inglês – convidam as crianças a explorarem o mundo por meio de personagens cativantes e ilustrações que despertam tanto a curiosidade quanto o senso de encantamento. As personagens são duas amigas, ambas com deficiências físicas, que descobrem como deixar os dias chuvosos divertidos [o que para muitas pessoas são tediosos].
Personagens inspiradoras
A personagens são inspiradas nas primas Esther Neves, umuaramense, e Liesel Leopoldo. Esther é uma adolescente surda e foi aluna por anos da Associação de Assistência aos Surdos de Umuarama – Assumu; ela é filha da diretora da escola da Assumu, Ligia Oliveira Neves, que também é irmã da escritora. Liesel, nascida em Boston, todavia, é portadora de miastenia congênita e traqueostomizada [ela usa uma cânula no pescoço para ajudá-la a respirar].

Rotina da escritora
Liege, que atualmente vive na Califórnia, contou para OBemdito, em entrevista pelo WhatsApp, como divide seu tempo entre os cuidados com a filha Liesel e sua produção literária. “Emprego boa parte do meu tempo como cuidadora da minha filha traqueostomizada – eu a educo em casa seguindo um programa escolar híbrido; e me dedico aos meus livros”, conta, resumindo sua rotina de mãe e escritora [sua primeira obra, bem-sucedida, bom destacar, foi ‘O sabiá que não sabia assobiar’, pela editora Casulo].
Evento de lançamento
Ela disse que o lançamento do livro em Los Angeles foi prestigiado por educadores, famílias brasileiras e apreciadores da literatura infantil. “O evento incluiu uma leitura interativa com as crianças, atividades temáticas relacionadas ao livro e uma sessão de autógrafos, reforçando meu compromisso em promover o acesso à literatura de qualidade”, argumenta, elogiando a ilustração de Sabrina Oliveira. “Ela retrata bem a mensagem!”

Portanto, para ela o livro é uma celebração da infância e da imaginação: “Acredito que histórias podem transformar vidas, e meu objetivo é criar pontes entre as crianças e os valores que formam adultos melhores”. E para Esther, do mesmo modo, foi uma honra: “Fico feliz por participar de uma história tão bonita e construtiva”, confirma, sorrindo e revelando que futuramente também pretende ser professora; afinal, ela é surda moderada e fluente na Língua Brasileira de Sinais (Libras) e na Língua Portuguesa.

Além da história das duas adolescentes, o livro também ensina como fazer e se portar num chá da tarde, “maneira divertida e charmosa de estreitar laços de amizade”. Por fim, entra outra brasileira na cena: Jaíne Mackievicz, chefe de cozinha internacional, que contribuiu com uma receita especial de bolo de iogurte, juntamente com o modo de preparo explicado minuciosamente [bem convidativo para crianças, com supervisão de adultos, e adolescentes fazerem].
‘Uma Coleção de Guarda-Chuvas’ já está disponível para compra em livrarias selecionadas e também online; a Editora Asinha é um selo da Editora Ases da Literatura – www.asesdaliteratura.com ou no Instagram da autora (@liegeleopoldo)