
Scanavaca toma posse nesta quarta: o que esperar do prefeito eleito pelos umuaramenses
Vereadores eleitos e reeleitos serão os primeiros a serem empossados; em seguida vêm o prefeito e a vice. Solenidade será às 10h30, no auditório da Prefeitura.


Os vereadores eleitos e reeleitos de Umuarama tomarão posse nesta quarta-feira (1º), às 10h30, no auditório da Prefeitura. A sessão solene será presidida inicialmente pelo decano da Casa, o vereador Newton Soares. Ele também vai presidir a eleição para a nova mesa diretora do Legislativo, composta por presidente, vice-presidente, primeiro e segundo secretários.
Somente depois dessa escolha é que a Câmara, já com sua nova formação, dará posse ao prefeito eleito Fernando Scanavaca e à vice-prefeita Marcia Bononi. Serão dois momentos distintos, ambos, porém, cercados de grande expectativa.
Presidente do Legislativo
A primeira é sobre a definição do presidente do Legislativo. Esse nome é de extrema importância para o novo prefeito, que depende da boa relação com a Câmara para governar. Cabe ao presidente, por exemplo, colocar, acelerar ou segurar projetos de lei na pauta de votação.
Dois vereadores tentam se viabilizar para o cargo, o atual presidente Cleber Marcos Nogueira, o Clebão dos Pneus, e o novato Luiz Antonio Caviquioli, ambos do PP. Será eleito aquele que conquistar a maioria de votos entre os colegas de parlamento. Nos bastidores, dá-se como certa a vitória de Luiz Antonio, como é conhecido pelos eleitores. Ele também é o preferido por Scanavaca.
Embora seja do mesmo partido de Hermes Pimentel, que ficou em segundo lugar na eleição para prefeito, Luiz Antonio se mostrou mais inclinado às ideias de Scanavaca durante toda a campanha. Servidor público estadual, o vereador eleito é visto como sangue novo na política, ponto em seu favor. Clebão, por sua vez, traz a experiência no currículo.
Secretariado
A outra expectativa é quanto aos primeiros passos de Scanavaca. Espera-se que ele mantenha em alto mastro as bandeiras erguidas pelo desenvolvimento de Umuarama. Durante o pleito, o empresário sustentou a ideia de um novo estilo de governar o município, com uma reorganização da estrutura administrativa e foco em avanços primordiais, como nas áreas de geração de emprego, educação e saúde.
Até o momento, Scanavaca não divulgou oficialmente nenhum nome de nenhum secretário. A aposta é que a estrutura será reduzida, dando o exemplo vertical, de cima para baixo. O silêncio do prefeito eleito é considerado estratégico, para não gerar atrito entre os que pleiteavam espaço no governo. Scanavaca sempre deixou claro que seu único compromisso é com a população de Umuarama.
Medidas amargas?
Também não será surpresa se, em um primeiro momento, Scanavaca adotar medidas amargas para reduzir os gastos com a folha de pagamento. Estariam na mira a redução do número de comissionados e o corte de horas extras de servidores, quando não consideradas essenciais.
Mandatos de conquistas
Os dois mandatos contínuos de Scanavaca na Prefeitura de Umuarama, de 1996 a 2004, foram marcados por conquistas relevantes para o município. Logo de início, foi preciso imprimir um novo ritmo de trabalho entre os servidores.
As divisórias da Prefeitura foram rebaixadas, para que todos pudessem ver quem estava, de fato, no posto de trabalho. A frota de veículos e maquinários ganhou as indefectíveis cores laranja e verde, uma forma de facilitar a identificação dos bens públicos.
Bairrismo
Ao adotar e dar segmento prático ao slogan “Umuarama, nossa cidade, nosso orgulho”, Scanavaca conseguiu despertar o bairrismo entre os moradores da cidade, que ganharam novas estruturas de lazer, como o Lago Aratimbó. A cidade chegou a 100% de cobertura asfáltica e espantou a possibilidade de criação e favelas urbanas. A educação ficou entre as melhores do Brasil.
Buracão da Parigot de Souza
Scanavaca deu fim à erosão que ameaçava engolir parte de Umuarama, na avenida Parigot de Souza. Mesmo com uma quantia significativa em investimentos, o problema voltou em gestões seguintes. Na campanha eleitoral, tentou-se carimbar na testa do então candidato a responsabilidade pela desastre ambiental. O problema foi superado, mas o local ainda precisa de uma nova cara, tanto visual quanto de utilidade, pois se trata de um espaço público.
Velhos e novos desafios
Muitos desafios seguem idênticos. Outros são novos. Scanavaca tem todo o direito de seguir com a mentalidade de antes, que deu certo, mas também precisa se abrir ao novo, pensando Umuarama para um crescimento ordenado e sustentável, que olhe para todos os umuaramenses. Se a cidade vai bem em várias frentes, pode se tornar muito melhor.