
Scanavaca assume Prefeitura, anuncia secretariado e pede paciência à população
"Vamos reestruturar a administração municipal, cortar despesas, otimizar recursos e recuperar nossa capacidade de realizar os grandes investimentos que a cidade precisa".


O empresário Antonio Fernando Scanavaca (Republicanos) foi empossado prefeito de Umuarama no final da manhã desta quarta-feira (1º), no auditório do Paço da Amizade. Antes de anunciar o secretariado, ele pediu, duas vezes, paciência à população nos primeiros meses de gestão, por conta das medidas administrativas que serão anunciadas já a partir da próxima semana.
A posse foi dada pelo novo presidente da Câmara, Luiz Antonio Caviquioli (PP), eleito minutos antes para comandar a mesa diretora do Legislativo. Embora esteja em seu primeiro mandato, ele demonstrou segurança na condução dos trabalhos e foi elogiado pela postura.
O discurso de Scanavaca, que vai conduzir a administração de Umuarama pela terceira vez, durou pouco mais de 6 minutos. “Vamos reestruturar a administração municipal, cortar despesas, otimizar recursos e recuperar nossa capacidade de realizar os grandes investimentos que a cidade precisa, para o bem de nossa gente. Por isso, peço paciência à população neste início de administração”, afirmou Scanavaca.
O novo prefeito, que substitui Celso Luiz Pozzobom (PSC), reiterou o que prometeu na campanha eleitoral. “Faremos uma reestruturação na administração municipal, e será necessário realizar algumas mudanças e ajustes. Essas mudanças serão puramente técnicas, e não pessoais. Elas são indispensáveis para construirmos um futuro melhor para todos”.
Scanavaca fez um aceno direto aos servidores da Prefeitura, dizendo que eles são peças fundamentais para o bom desenvolvimento do município.


O prefeito Scanavaca e a vice Marcia Bononi

Celso Pozzobom, que encerrou seu segundo mandato como prefeito

Composição do novo secretariado

Composição da nova Câmara de Vereadores
Fim da insegurança jurídica
O prefeito disse também que vai priorizar o resgate da credibilidade de Umuarama, “que foi profundamente abalada nos últimos anos por denúncias e pela falta de segurança política com a troca de prefeitos (por três vezes)”.
Segundo Scanavaca, esse resgate é essencial para criar um ambiente favorável à atração de investimentos para a cidade. “Com isso, pretendemos gerar empregos, fortalecer os micro, pequenos e médios empreendedores e abrir novos horizontes para todos os cidadãos. Temos muito trabalho para fazermos Umuarama avançar ainda mais”.


Resgate político
Outra tarefa que exigirá muita dedicação do governo, de acordo com o prefeito, é o que ele chamou de “resgate político de Umuarama”. Para Scanavaca, é inconcebível que o município não tenha nenhum representante genuíno na Assembleia Legislativa do Paraná para defender as bandeiras e reivindicações dos umuaramenses.
“Nossa região também sofre com a ausência de representantes locais em Brasília. Atualmente, contamos apenas com um deputado cuja origem é o Noroeste polarizado por Umuarama, o Zeca Dirceu, ex-prefeito de Cruzeiro do Oeste, que divide sua atenção com várias outras regiões do Estado. Esse quadro de carência política precisa mudar, e nossos eleitores precisam compreender a importância que a política tem para o dia a dia da população”.
Consciência da responsabilidade
O prefeito frisou que tem consciência da responsabilidade que está assumindo. “Nos diversos contatos que tive após a eleição, percebi que a expectativa em torno da nova gestão, já grande durante a campanha, cresceu a cada dia. Todos esperam honestidade, transparência, competência, trabalho e planejamento, e é isso que eu e minha vice temos como obrigação”.
Secretariado
Antes da cerimônia de posse, a expectativa era de que Scanavaca só anunciasse na próxima semana o primeiro escalão do governo. O secretariado, porém, foi apresentado na posse. “Umuarama tem grandes desafios a superar. Para grandes desafios, precisamos de um grande time, formado por pessoas técnicas, qualificadas e comprometidas com o desenvolvimento da nossa cidade”.
Da equipe de Celso Pozzobom, primeiro que entregou o mandato, cinco nomes foram mantidos. Cleber Bomfim , na Secretaria de Administração; Valdecir Gonçalves Capelli, na Sestram (Secretaria de Segurança, Trânsito e Mobilidade Urbana); Renato Caobianco em Obras; e Rodrigo Pereira, na Cultura.
A Secretaria de Indústria e Comércio foi desmembrada em duas pastas. Uma delas, a Secretaria de Inovação e Tecnologia, será comandada pelo ex-vereador Edvaldo Ceranto Junior, que sob Pozzobom foi secretário de Indústria e Comércio. A outra pasta nova, de Aceleração Econômica, terá a frente Sérgio Vercezi, outro remanescente da gestão Pozzobom. Antes, atuava na Sala do Empreendedor. Agora assume a Aceleração do Crescimento. Vercezi é marido da vice-prefeita Marcia Bononi.
A primeira dama Lisbeth Petito Scanavaca, médica oftalmologista, vai para a Secretaria de Saúde, cargo que já exerceu em um dos dois mandatos anteriores do marido.
Confira a relação completa do secretariado
Administração: Cleber Bomfim
Administração de Cemitérios e Serviços Funerários (Acesf): Benedito Moreno dos Santos
Agricultura: Geraldo Remor Pikler
Assistência Social: Maria Luisa Vicente Bertoco
Educação: Letícia Labiak Pereira
Esporte e Lazer: Gentil Soares de Lima
Fazenda: Andreia de Paula Guimarães
Fundação Cultural: Rodrigo Fernandes Pereira
Gabinete e Gestão Integrada: Antonio Carlos Favaro
Habitação: Nelson Brigeschi Junior
Meio Ambiente, Saúde, Proteção e Bem-Estar: Claudio Marconi
Obras, Planejamento Urbano e Projetos Técnicos: Renato Caobianco dos Santos
Procuradoria-Geral: Rosane Stedile Pombo Meyer
Saúde: Lisbeth Petito Scanavaca
Segurança, Trânsito e Mobilidade Urbana: Valdecir Gonçalves Capelli
Serviços Públicos: Valério Silva
Serviços Rodoviários: José Orlando da Silva
Aceleração Econômica: Sergio Vercezi
Inovação e Tecnologia: Edvaldo Ceranto Junior
O nome de quem vai assumir o Procon não foi divulgado. Em entrevista aos jornalistas, Scanavaca disse que ele mesmo será o secretário de Comunicação Social.
Agradecimento à vice
“Gostaria de, publicamente, agradecer à minha vice-prefeita, a empresária Márcia Bononi. Mulher honesta, dedicada e que contribuirá muito para nossa administração. Obrigado, Márcia, por aceitar o desafio e, pela primeira vez, participar de uma eleição em Umuarama. Sua dedicação e entusiasmo foram fundamentais para o sucesso de nossa campanha”.
Gratidão à família
“Não poderia deixar de expressar minha gratidão à minha família. À minha esposa Lisbeth, aos meus filhos André e Marcela, à minha nora e ao meu genro, e ao meu irmão Waldecir (Wandi), meu mais profundo respeito e agradecimento. Vocês foram meu porto seguro nos momentos mais difíceis dessa campanha”.
Fernando Scanavaca ficou visivelmente emocionado ao lembrar do pai. “A lembrança do meu pai, Walter Scanavaca, também está muito presente hoje. Ele sempre defendeu meu retorno à política, mas não teve a chance de ver este momento. Ele teria completado, no último dia 16, seus 92 anos. Sempre íntegro, viveu com muita honestidade. Eu me espelho nele e sei que, de onde estiver, estará apoiando nosso trabalho. Seu legado de integridade e honestidade continua a me inspirar”.
Saudação aos vereadores
Scanavaca parabenizou a Câmara pela escolha do vereador Luiz Antonio para a presidência do Legislativo. “O Poder Legislativo tem um papel essencial no equilíbrio da gestão pública, e espero, junto com a população, trabalho, responsabilidade e comprometimento com os interesses exclusivamente de nossa cidade”.
Hora de trabalhar
“É hora de arregaçarmos as mangas. É hora de muito trabalho. A eleição acabou; agora é momento de união, de trabalharmos juntos pelo bem de nossa cidade. Agradeço aos mais de 25 mil votos recebidos. A partir de agora, serei o prefeito de todos, governando e administrando para todos. Reafirmo aqui: meu compromisso é, e sempre será, somente com a população de Umuarama”.
Esta matéria foi editada com uma correção. Inicialmente, publicamos que três nomes da gestão Pozzobom continuaram no mandato de Fernando Scanavaca. Na verdade, são cinco nomes. O texto já está corrigido.