Redação Publisher do OBemdito

Cruzeiro do Oeste e Guarapuava são reconhecidas como capitais nacionais em 2024

A honraria, concedida por intermédio do Ministério do Turismo, tem caráter simbólico e é destinada aos municípios que se destacam em diversas áreas

Foto: Prefeitura de Cruzeiro do Oeste
Cruzeiro do Oeste e Guarapuava são reconhecidas como capitais nacionais em 2024
Redação - OBemdito
Publicado em 3 de janeiro de 2025 às 08h33 - Modificado em 19 de maio de 2025 às 18h49

Em 2024, algumas cidades brasileiras foram oficialmente reconhecidas pelo Governo Federal com o título de “Capital Nacional”. No Paraná, duas cidades receberam essa distinção: Cruzeiro do Oeste, que se tornou a Capital Nacional do Vale dos Dinossauros e Guarapuava, agora a Capital Nacional da Cevada e do Malte.

A honraria, concedida por intermédio do Ministério do Turismo, tem caráter simbólico e é destinada aos municípios que se destacam em diversas áreas, como atividades culturais, esportivas e econômicas. A concessão também leva em consideração a realização de eventos relevantes e o reconhecimento da importância histórica ou das características geográficas singulares das localidades.

Ao todo, sete destinos no Brasil se destacaram ao longo de 2024 com essa distinção. Entre eles, Guarapuava e Cruzeiro do Oeste, ambas localizadas no Paraná, foram as escolhidas.

Capital Nacional da Cevada e do Malte

Localizada a cerca de 220 quilômetros de Curitiba, Guarapuava é a maior produtora de cevada do Brasil, posição que ocupa desde 2011, de acordo com dados do IBGE. Em 2021, a cidade foi responsável por 21% da produção nacional do cereal. Além disso, Guarapuava tem grande importância para o estado, pois é também o principal fornecedor de malte, derivado da cevada, para as cervejarias do país, conforme informações de 2022 da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP).

As condições climáticas favorecem a produção local, que registrou aumento de 8% na safra de inverno de 2023/24. A estimativa era de que a produção chegasse a 286 mil toneladas, superando as 265,4 mil toneladas do ciclo anterior. Apesar de a área plantada ser menor do que a de Ponta Grossa, Guarapuava manteve-se como líder na produção de cevada.

Capital Nacional do Vale dos Dinossauros

Já o município de Cruzeiro do Oeste, localizado no Noroeste do Paraná, recebeu o título de “Vale Nacional dos Dinossauros”, reconhecido pela Lei nº 14.985 de 2024. O título é um reflexo da importância paleontológica da região, que ganhou destaque no cenário internacional devido à descoberta de fósseis, incluindo o “Vespersaurus paranaensis”, um dinossauro endêmico do estado.

Esse reconhecimento internacional coloca Cruzeiro do Oeste como um destino de interesse tanto para pesquisadores quanto para turistas, especialmente aqueles interessados em patrimônio fossilífero. De acordo com a Secretaria Estadual do Turismo, o título serve para ampliar a visibilidade de Cruzeiro do Oeste, promovendo ainda mais o estado do Paraná.

“Com esse título, mais pessoas passam a conhecer Cruzeiro do Oeste, especialmente estudiosos e pesquisadores, que se interessam por nosso patrimônio e acabam visitando o Paraná como turistas”, afirma a secretaria.

O município já conta com importantes sítios paleontológicos desde a década de 1970, com achados submetidos a estudos e análises em instituições renomadas, tanto no Brasil quanto no exterior. Além do “Vespersaurus”, outros fósseis foram encontrados na região, como os de pterossauros, esqueletos, pegadas de diversas espécies, vestígios de plantas e restos de outros animais pré-históricos.

Turismo e Programação Cultural

Além de sua relevância científica, Cruzeiro do Oeste também aposta no turismo, oferecendo roteiros variados que exploram seu rico patrimônio paleontológico. Um dos principais atrativos é o Museu de Paleontologia, criado com o objetivo de se tornar o epicentro da transformação da cidade em “Terra dos Dinossauros”. O museu reúne os principais achados desde o início das escavações na região.

Vanda Aparecida Bueno, diretora do Museu de Paleontologia, destacou a importância do reconhecimento. “O título de Vale Nacional dos Dinossauros enriquece o trabalho que vem sendo realizado há décadas, com pesquisas e divulgações científicas. Estamos felizes e orgulhosos com esse reconhecimento”, afirmou.

Além disso, o município organiza o evento Vale dos Dinossauros, uma exposição fixa que conta com réplicas animatrônicas, ambientes temáticos e outros elementos lúdicos que apresentam de maneira interativa o potencial paleontológico da cidade e da região.

(Com informações Bem Paraná)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas