Rodrigo Mello Publisher do OBemdito

Pablo Marçal confirma que será candidato à presidência em 2026

Esta será a segunda tentativa de Marçal de alcançar o Palácio do Planalto

Foto: Nadja Kouchi/TV Cultura
Pablo Marçal confirma que será candidato à presidência em 2026
Rodrigo Mello - OBemdito
Publicado em 8 de janeiro de 2025 às 10h32 - Modificado em 19 de maio de 2025 às 18h32

O empresário e ex-candidato à Prefeitura de São Paulo, Pablo Marçal, anunciou na manhã desta quarta-feira (8) sua candidatura à Presidência da República em 2026 pelo PRTB, partido que será rebatizado como “Brasileiro”. A informação foi divulgada pelo jornal O Globo.

Marçal, que havia dialogado com partidos como o União Brasil, optou por permanecer na sigla. Em nota, destacou que o empreendedorismo será o eixo central de sua campanha. “O empreendedorismo é a chave para libertar o nosso povo e fomentar o desenvolvimento econômico”, afirmou.

Apesar do projeto político, o empresário enfrenta investigações na Polícia Federal e na Justiça Eleitoral. Ele é acusado de ter divulgado um laudo falso durante a campanha de 2024 para a Prefeitura de São Paulo, no qual atribuía ao então adversário Guilherme Boulos (PSOL) o uso de drogas ilícitas.

A falsidade do documento foi rapidamente comprovada, e o caso segue em análise pelo Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP). Se condenado, Marçal pode ficar inelegível por oito anos, além de enfrentar possíveis penas de prisão.

O PRTB, que planeja candidaturas ao Senado e a governos estaduais, também avalia parcerias estratégicas para 2026. Entre elas, há rumores de conversas com o cantor Gusttavo Lima, que manifestou interesse em disputar a Presidência e teria recebido um telefonema de Marçal para discutir uma eventual aliança.

Esta será a segunda tentativa de Marçal de alcançar o Palácio do Planalto. Em 2022, sua candidatura pelo PROS foi barrada pela Justiça Eleitoral. Já em 2024, obteve 1,7 milhão de votos na eleição municipal de São Paulo, ficando em terceiro lugar em um dos pleitos mais acirrados da história da capital.

Com informações CNN Brasil

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas