Redação Publisher do OBemdito

Mujica anuncia que não seguirá tratamento contra câncer: ‘Meu corpo não aguenta’

Em um tom de despedida, o ex-presidente falou sobre os desafios da democracia e sobre sua trajetória política

Foto: Eitan Abramovich/ AFP/Uol
Mujica anuncia que não seguirá tratamento contra câncer: ‘Meu corpo não aguenta’
Redação - OBemdito
Publicado em 9 de janeiro de 2025 às 22h17 - Modificado em 19 de maio de 2025 às 18h25

O ex-presidente do Uruguai, José Mujica, deu uma entrevista ao jornal uruguaio Búsqueda, onde revelou que decidiu interromper o tratamento contra o câncer, que se espalhou do esôfago para o fígado. Mujica, de 88 anos, afirmou que seu corpo não tem mais condições de suportar a terapia, devido ao seu avançado estado de saúde e a presença de outras doenças crônicas. “Meu corpo não aguenta. O câncer está colonizando o fígado, e não há nada que eu possa fazer para impedir”, disse.

Em um tom de despedida, o ex-presidente falou sobre os desafios da democracia e sobre sua trajetória política. Mujica, que foi guerrilheiro na juventude, reconheceu que, na época, cometeu equívocos ao ignorar os princípios democráticos. “Não há nada como a democracia. Quando eu era jovem, não pensava assim. Eu me enganei, mas hoje luto por ela”, afirmou.

Mujica também fez críticas aos governantes da América Latina, como os casos de Bolívia e Venezuela, que, segundo ele, não conseguem deixar o poder de forma saudável. Ele aproveitou para enfatizar a importância da juventude para enfrentar o envelhecimento e garantir um futuro democrático.

Em seu testamento pessoal, o ex-presidente expressou seu desejo de ser enterrado ao lado de sua cadela Manuela, que foi um ícone de sua presidência. “Quero ser enterrado perto dela, na sequoia que está lá fora. Ela morreu aos 22 anos, e estou providenciando para que me enterrem ali também”, contou Mujica, que atualmente vive com sua esposa, Lúcia, a quem descreve como sua “grande companheira”.

Com informações Uol

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas