Agência Estadual Publisher do OBemdito

Forças de segurança reforçam operações nas prainhas do rio Paraná na região

Com efetivo de segurança ampliado, os veranistas podem aproveitar melhor os balneários de água doce e as paisagens do noroeste

Bombeiro salva-vida em praia de água doce no rio Paraná, no noroeste do Estado (Fotos da reportagem: Ricardo Ribeiro/AEN)
Forças de segurança reforçam operações nas prainhas do rio Paraná na região
Agência Estadual - OBemdito
Publicado em 11 de janeiro de 2025 às 18h18 - Modificado em 19 de maio de 2025 às 18h18

Os municípios do noroeste do Paraná receberam reforços significativos no efetivo policial para a temporada do Verão Maior Paraná. Com a chegada de 172 policiais militares, 26 agentes da Polícia Civil e 66 profissionais do Corpo de Bombeiros – sendo 22 bombeiros militares e 44 guarda-vidas civis –, a região busca garantir mais segurança e tranquilidade aos moradores e turistas que frequentam as atrações locais.

Com o efetivo ampliado, os veranistas podem aproveitar com mais segurança os balneários de água doce e as paisagens do Rio Paraná, em cidades como Porto Rico, São Pedro do Paraná, Marilena, Querência do Norte e Terra Rica.

Além disso, módulos policiais foram instalados em todas as orlas, 24 postos de guarda-vidas foram distribuídos pelos municípios e uma delegacia-móvel, com funcionamento 24 horas, foi montada em Porto Rico para registro de ocorrências.

Barco Pmpr 2
Dsc04997

“Nós estamos com uma temporada movimentada, especialmente na virada do ano, mas com poucas ocorrências. Todas que surgiram foram bem controladas, garantindo um verão seguro para quem está na região para descansar”, avaliou o delegado responsável pela operação no noroeste, Diego Coelho Antunes Ribeiro.

Até o momento, foram instaurados 16 inquéritos policiais relacionados a crimes registrados na região, sendo quatro autos de prisão em flagrante – um por tentativa de homicídio, um por tráfico de drogas e dois por embriaguez ao volante.

A operação se baseia em um trabalho preventivo integrado entre as forças de segurança, que inclui desde patrulhamento ostensivo até a distribuição de pulseiras de identificação para crianças.

Turistas elogiam organização

Sara de Andrade Souza, estudante de Peabiru, visitou a região pela primeira vez e destacou a organização do local. “Está tudo muito organizado e bem orientado aos turistas. É meu primeiro ano aqui e achei muito bom que está tudo bem tranquilo. Com certeza vou voltar outras vezes para passar mais tempo”, afirmou.

Sara De Andrade Souza Turista
Sara de Souza, estudante que aproveita as prainhas do rio Paraná

Prevenção e atendimento aos banhistas

O Corpo de Bombeiros também reforçou sua atuação neste verão, com um aumento de quase 20% no efetivo em relação à temporada anterior. Os guarda-vidas estão distribuídos ao longo de 33 quilômetros de costa, abrangendo as prainhas das ilhas do Rio Paraná.

“Nós aumentamos o efetivo para dar mais atenção à população. Em toda a temporada, até o momento, a nossa estimativa é que 136 mil pessoas vieram aproveitar as nossas prainhas. É um público muito grande, por isso é preciso que, mesmo com uma equipe de bombeiros reforçada, os visitantes sempre aproveitem o rio com bastante atenção”, explicou o tenente Jean Carlos da Silva, coordenador da operação Verão Maior Paraná na região.

O oficial destacou a importância de seguir as placas e bandeiras de sinalização, que indicam os locais mais seguros para banho. “Estamos em uma semana em que o rio está bem cheio, por conta do clima. Isso faz com que a correnteza fique mais forte e que muitos pontos estejam mais profundos do que os banhistas estão acostumados, então é preciso sempre estar muito atento”, alertou.

Entrevistado
Tenente Jean Carlos da Silva, coordenador da operação Verão Maior Paraná na região

Tecnologia e equipamentos de ponta

As forças de segurança contam com equipamentos modernos para auxiliar nas operações de patrulhamento e resgate. Entre eles, está uma lancha adaptada, operada pela Polícia Militar desde dezembro, com foco no combate a crimes como contrabando e tráfico de drogas.

O Corpo de Bombeiros também dispõe de quatro embarcações e uma moto aquática para garantir a segurança dos frequentadores.

Na região, o patrulhamento aéreo é realizado por helicópteros do Projeto Falcão, equipados com câmeras termais e sistemas avançados de busca, que permitem localizar suspeitos em áreas de difícil acesso. Essa tecnologia tem contribuído para reforçar a segurança e garantir um lazer mais tranquilo para moradores e turistas.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas