Rodrigo Mello Publisher do OBemdito

Após reclamação de usuária, Viação Umuarama se posiciona sobre críticas ao transporte público

A empresa disse estar à disposição para buscar, junto com a prefeitura, soluções que melhorem a mobilidade urbana da cidade

Foto: Danilo Martins/OBemdito
Após reclamação de usuária, Viação Umuarama se posiciona sobre críticas ao transporte público
Rodrigo Mello - OBemdito
Publicado em 17 de janeiro de 2025 às 19h19 - Modificado em 19 de maio de 2025 às 17h50

A Viação Umuarama, empresa responsável pelo transporte público urbano de Umuarama, encaminhou, na tarde desta sexta-feira (17), uma nota à redação de OBemdito para repassar o seu posicionamento sobre a reclamação de uma usuária de circular sobre a falta de ônibus aos domingos.

Na reportagem publicada mais cedo, a auxiliar de cozinha Keit Vanessa Pinheiro, de 37 anos, que trabalha em um restaurante no Shopping Palladium, contou que, no último sábado, precisou fazer o trajeto a pé até sua casa. Ela também criticou a falta de transporte aos domingos, ressaltando que a empresa onde trabalha tem enfrentado dificuldades para contratar colaboradores devido à escassez de opções de transporte nesses dias.

Na matéria, uma funcionária da Viação que teve autorização da direção para falar, disse que o transporte público não pode ser modificado para atender a um número reduzido de passageiros. “Atendemos os passageiros conforme a demanda. Não podemos deslocar um ônibus para ir buscar um só passageiro. O problema é que o passageiro vê a circular como Uber. Nós estamos prestando um serviço para toda a cidade, não podemos mudar a linha por conta de uma só pessoa”, explicou.

Na nota, a empresa reconheceu a importância do transporte coletivo para a comunidade e a compreensão das dificuldades enfrentadas pelos usuários. “Desde o período da pandemia, enfrentamos um cenário desafiador, marcado por um aumento expressivo nos custos operacionais, em especial o diesel, e uma significativa queda no número de passageiros transportados. Esses fatores tornaram indispensáveis os ajustes operacionais para garantir o equilíbrio financeiro da empresa e a continuidade do serviço à população”, destacou a Viação.

Quanto à disponibilidade de transporte nos finais de semana, a empresa afirmou que realiza “estudos constantes para avaliar a viabilidade de ajustes e melhorias no atendimento aos domingos, buscando sempre atender às demandas da melhor forma possível, dentro das condições técnicas e financeiras”.

Atualmente, a Viação Umuarama oferece linhas específicas para atender os trabalhadores do Shopping Palladium nos horários das 22h35 e 23h45 aos domingos, com o objetivo de facilitar o retorno para casa. A empresa afirmou que, conforme o relatório interno de embarques, Keit Vanessa Pinheiro embarcou no ônibus da linha Jardim Cruzeiro e Córrego Longe às 17h38 do último sábado (11 de janeiro de 2025), trajeto que atende à região do shopping.

Ao final da nota, a Viação disse estar à disposição para colaborar com a Prefeitura de Umuarama em busca de soluções conjuntas para melhorar a mobilidade urbana da cidade. “Nosso compromisso é oferecer um transporte público seguro, eficiente e acessível, sempre atentos às demandas da população e empenhados em aprimorar os serviços”, concluiu a empresa.

Confira a nota na íntegra:

“Nota Oficial da Viação Umuarama

A Viação Umuarama reconhece a importância do transporte coletivo para a comunidade e compreende as dificuldades enfrentadas pelos usuários em determinadas situações. Gostaríamos de esclarecer alguns pontos referentes à reportagem publicada no Portal OBemdito sobre a reclamação da passageira Keit Vanessa Pinheiro, abordando a realidade operacional do transporte público em Umuarama.

Desde o período da pandemia, enfrentamos um cenário desafiador, marcado por um aumento expressivo nos custos operacionais, em especial o diesel, e uma significativa queda no número de passageiros transportados. Esses fatores tornaram indispensáveis os ajustes operacionais para garantir o equilíbrio financeiro da empresa e a continuidade do serviço à população.

Em relação à disponibilidade de transporte nos finais de semana, informamos que realizamos estudos constantes para avaliar a viabilidade de ajustes e melhorias no atendimento aos domingos, buscando sempre atender às demandas da melhor forma possível, dentro das condições técnicas e financeiras. Atualmente, aos domingos, estão disponíveis linhas específicas para atender os trabalhadores do Shopping Palladium nos horários das 22h35 e 23h45, visando facilitar o retorno para casa.

Sobre o caso específico da senhora Keit Vanessa Pinheiro, relatado na reportagem, gostaríamos de esclarecer que, conforme nosso relatório interno de embarques, a passageira embarcou no ônibus circular da linha Jardim Cruzeiro e Córrego Longe às 17h38min30 no último sábado, dia 11 de janeiro de 2025. Essa linha atende a região do Shopping Palladium.

Reforçamos que estamos à disposição da Prefeitura de Umuarama para buscar soluções conjuntas que melhorem a mobilidade urbana e a experiência dos passageiros. Nosso compromisso é oferecer um transporte público seguro, eficiente e acessível, sempre atentos às demandas da população e empenhados em aprimorar os serviços.

Agradecemos pela oportunidade de esclarecer os fatos e reiteramos nosso compromisso com a população de Umuarama.
Atenciosamente,
Direção da Viação Umuarama”

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas