Jaqueline Mocellin Publisher do OBemdito

Fotógrafo de Umuarama consegue fazer imagens de cometa e compartilha a experiência

Asaff Saab de Souza registrou o cometa C/2024 G3 (Atlas), que está visível desde a última segunda-feira e deve ser o mais brilhante de 2025

Fotógrafo de Umuarama consegue fazer imagens de cometa e compartilha a experiência
Jaqueline Mocellin - OBemdito
Publicado em 17 de janeiro de 2025 às 20h26 - Modificado em 19 de maio de 2025 às 17h50

O fotógrafo umuaramense Asaff Saab de Souza conseguiu registrar o cometa C/2024 G3 (Atlas), que deve ser o mais brilhante do ano de 2025. A fotografia e o vídeo foram feitos no entardecer de quinta-feira (16), na região da Estrada Jurupoca.

O corpo celeste está visível no céu desde a última segunda-feira (13) e será possível observá-lo durante o mês de janeiro. Para isso, é necessário utilizar binóculos ou outros equipamentos mais aprimorados, como telescópios.

Ao site OBemdito, Asaff disse que usou uma lente 70-300 e câmera Nikon D5300 para fazer as imagens. “Esse cometa fez um rasante bem perto do sol e conseguiu sobreviver. Hoje [quinta-feira] fui tentar registrar sem expectativas, mas logo que o sol saiu, ele apareceu bem pequeno no horizonte. Foi incrível na hora que vi a foto”, explicou.

O fotógrafo comentou que nesta sexta-feira (17) iria tentar fazer novas imagens. “Nos próximos dias ele vai dar um espetáculo no anoitecer”.

Imagem Do Whatsapp De 2025 01 17 à(s) 19.12.30 96f0c95b

O COMETA

O C/2024 G3 se tornou visível após passar em seu ponto mais próximo do sol. O corpo celeste foi descoberto em abril de 2024 pelo Asteroid Terrestrial-impact Last Alert System (Atlas), que é o sistema da Nasa para monitorar objetos próximos à Terra e possíveis impactos.

O melhor horário para observação é logo após o pôr do sol. Basta usar algum equipamento adequado e focar perto da linha do horizonte, na direção oeste, entre as constelações de Capricórnio e Peixe Austral. O ideal é que as condições estejam propícias, como céu escuro e sem nebulosidade.

Os cometas são grandes corpos feitos de poeira, pedras e gelo, restos da formação do nosso Sistema Solar, há mais de 4,6 bilhões de anos. Conforme o cometa se aproxima do Sol, o gelo e a poeira começam a vaporizar, atingindo o estado gasoso e formando a cauda do cometa.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas