
Inmet divulga alertas amarelo e laranja indicando chuvas intensas na região de Umuarama
O Simepar informa que podem acontecer pancadas de chuva durante toda a semana


O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou nesta segunda-feira (20) dois alertas indicando a possibilidade de chuvas intensas em áreas que abrangem a região de Umuarama. Além disso, o instituto de meteorologia Simepar informa que podem acontecer pancadas de chuva durante toda a semana.
O alerta amarelo do Inmet entrou em vigência às 10h e segue até às 10h de terça (21). Com perigo potencial, o aviso informa que podem ocorrer chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e ventos intensos (40-60 km/h). Há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
O alerta laranja, com grau de severidade “perigo”, também permanece em vigor das 10h de hoje às 10h de amanhã. Podem acontecer chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h). Existe risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

As instruções são: em caso de rajadas de vento não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Além disso, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia. Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

SIMEPAR
O Simepar prevê que os próximos dias serão chuvosos na Capital da Amizade. Nesta segunda-feira a temperatura está mais elevada do que o previsto. Os termômetros marcavam 31,3ºC por volta das 15h e a sensação térmica estava em 35ºC. Na terça-feira a mínima prevista é de 22ºC e a máxima de 28ºC.

PARANÁ
O Simepar informa que é esperado um aumento da instabilidade atmosférica no sul do Brasil, enquanto uma baixa pressão tem atuação mais na altura do Rio Grande do Sul. No Paraná, maior instabilidade a partir do oeste e sul do estado. Temperaturas em média a tarde, com elevação mais lenta, próximo dos 30°C.
Na terça, uma baixa pressão atmosférica se afasta para o oceano, na altura do Rio Grande do Sul. No Paraná, a instabilidade persiste, com chuva e possibilidade de temporais. A nebulosidade e a chuva contribuirão para uma elevação mais lenta das temperaturas na região.